10 dicas para escolher o melhor terreno para construção comercial

  |   por

Ao construir um imóvel comercial, um dos pontos cruciais para garantir o sucesso do empreendimento é fazer uma escolha adequada…

Ao construir um imóvel comercial, um dos pontos cruciais para garantir o sucesso do empreendimento é fazer uma escolha adequada do terreno, observando a sua localização e outras características importantes. Acompanhe a leitura deste artigo e confira 10 dicas imperdíveis para fazer a melhor escolha.

1- Esteja atento às suas necessidades

Mesmo que o seu projeto de construção ainda não esteja totalmente concebido, ter uma noção prévia do tipo de imóvel que será construído e da operação a ser desenvolvida no local norteará a sua escolha na compra do terreno. Ao estar ciente de suas necessidades e prioridades, é possível filtrar suas opções pela metragem do terreno, por exemplo, que deverá ser adequada para as atividades do empreendimento.

2- Conheça o perfil do seu público a fundo

Se você já chegou à etapa de escolher o terreno, certamente já tem uma idéia do público que deseja alcançar com o empreendimento. Conhecer o seu público-alvo, analisando dados como faixa etária, renda média, gênero, interesses e tendências de consumo, é possível delinear as regiões onde esses perfis se concentram e com o maior fluxo de pessoas. Dependendo da tipologia construtiva a ser adotada, estar visível e acessível para um grande número de pessoas deve ser uma prioridade, como é o caso dos malls, por exemplo. Saiba mais sobre o mall e outros tipos de construções comerciais neste artigo.

3- Acessibilidade

Observar o fluxo de veículos e de pedestres na região do terreno pode garantir que os seus clientes – ou os clientes de seus clientes, caso esteja construindo para locação – cheguem até o seu negócio. Fatores como a velocidade da via, a presença de faixas ou semáforos de pedestres e disponibilidade de estacionamentos próximos também devem ser observados previamente.

4- Visibilidade

Saber o quanto o seu imóvel será visto também influencia bastante na escolha do terreno, no caso das construções comerciais. É possível prever como o imóvel será visto por quem chega de carro e quem chega a pé, assim como atentar-se a possíveis obstáculos à visão da fachada, como árvores, fiações e até mesmo pontos de ônibus. A posição do terreno no quarteirão também é outro fator importante. As esquinas são pontos interessantes por terem alta visibilidade e acesso por duas ruas diferentes. O projeto arquitetônico é decisivo para aumentar a visibilidade do empreendimento, que pode ser determinante no aumento do preço de locação ou venda.

5- Localize a concorrência

Analise a presença da concorrência e relacione ao perfil do seu empreendimento: estar próximo de negócios similares é vantajoso ou algo a se evitar? Dependendo do tipo de projeto a ser construído, a compatibilidade negocial pode ser bastante interessante. No caso de galerias ou outros tipos de imóveis que envolvam lojas e negócios de varejo, por exemplo, é interessante que estejam localizados em regiões de centro comercial, assim como condomínios corporativos geralmente são construídos em áreas mais nobres da cidade, onde há a presença abundante de outros edifícios de alto padrão.

6- Aspectos físicos do terreno

As características físicas do terreno também devem ser levadas em conta, principalmente a topografia, o tipo de solo e a orientação solar. No caso da topografia, quanto maior a inclinação do terreno em relação ao nível da rua, mais gastos serão necessários com movimentação de terra, fundações e até mesmo muros de arrimo, além de exigir soluções para a saída de esgoto e água pluvial.

Também é importante saber o tipo de solo e observar se há a presença de pedras ou água em excesso. Terrenos de solo duro dificultam as escavações para as fundações e com umidade excessiva trazem alguns outros riscos. Terrenos em aterros sanitários ou com lençol freático muito próximo também possuem um solo muito frágil.

E a insolação é basicamente observar a posição do nascer e pôr do sol em relação ao seu terreno. Saber para qual direção está a frente do terreno vai determinar a incidência de luz solar sobre o imóvel. Mesmo que não se consiga um terreno nas condições ideais, um bom arquiteto ou engenheiro pode encontrar soluções adequadas para aproveitar melhor as condições do local.

7- Infraestrutura

Esse é um item básico, mas é sempre bom garantir: escolha um terreno em ruas bem asfaltadas e iluminadas, com facilidade de acesso à rede de energia, água e esgoto, coleta de lixo, gás encanado, telefonia e internet, etc.

8- Legislação

As leis municipais determinam o que pode ser construído em cada área da cidade. Antes de comprar um terreno, confira se o tipo de empreendimento que você deseja construir está de acordo com a lei de zoneamento. Esse tipo de legislação municipal organiza os setores de acordo com os imóveis e atividades: residenciais, comerciais ou industriais, além de conter regras de uso do solo.

Entre as exigências mais recorrentes das prefeituras estão os recuos, que determinam quantos metros devem ser mantidos sem construção na frente e laterais do terreno, a taxa de ocupação, que especifica o percentual do terreno em que é permitido construir, o coeficiente de aproveitamento, que é o máximo de metros quadrados no total de todos os pavimentos e a altura máxima do prédio.

9- Custo do terreno

Não adianta escolher o terreno perfeito mas incompatível com a sua capacidade de investimento. Os preços por m² irão variar de acordo com a região, oferta e demanda. Oriente-se por um equilíbrio na velha equação custo/benefício: verifique se a localização e a infraestrutura disponível condizem com o valor do investimento.

10- Ajuda profissional

Por fim, embora nossas dicas possam ajudar na escolha do terreno ideal para construir um imóvel comercial, o mais adequado é buscar profissionais capacitados para orientá-lo em todas as etapas do projeto. Uma construtora competente poderá fazer uma análise de todas as possibilidades e apontará a melhor escolha caso você ainda não tenha adquirido o terreno. 

 

Na Amplus, não estamos apenas preocupados com a execução, nosso objetivo é auxiliar o cliente de ponta a ponta, é na concepção do produto que agregamos mais valor, maximizando os resultados do negócio. Estamos aqui para te ajudar, vem com a gente!

Alexandre Roger