4 dicas para construir um galpão para empresas de atacado

  |   por

Um dos principais pontos na logística de uma empresa são os recursos de armazenamento. Com mercadorias em grande volume, o…

Um dos principais pontos na logística de uma empresa são os recursos de armazenamento. Com mercadorias em grande volume, o sucesso e a produtividade do seu negócio dependem diretamente desse fator. Continue a leitura deste artigo e descubra como construir o galpão adequado para a sua empresa de atacado.

1- Esteja atento ao código de obras local

Antes de qualquer investimento, um planejamento inteligente é fundamental, e o mesmo vale para a construção de um galpão, seja ele comercial ou industrial. É necessário ter em mente uma estratégia clara do que será feito em cada etapa dessa construção e para isso, um estudo preliminar do mercado será muito útil.

Ao avaliar o código de obras da sua cidade, isto é, as regras e normas que regulamentam as construções locais, será possível saber antecipadamente as permissões necessárias e como obtê-las sem nenhum problema. Nessa etapa também acontece o estudo de viabilidade do seu projeto, visto que essas exigências afetarão as características técnicas e o projeto do seu galpão, o cronograma da obra e, principalmente, os custos envolvidos. Quanto mais exigências e especificidades da operação, maior será o valor a ser investido, assim como o tempo necessário para o planejamento e execução da obra. É preciso tomar bastante cuidado nessa etapa, pois algumas economias na fase de concepção e construção podem sair muito mais caras a médio prazo.

2- Defina o tamanho e o projeto adequados

Em empresas atacadistas ou varejistas, onde acontece a armazenagem de mercadorias em grandes quantidades, é necessário um galpão específico para o seu tipo de produto. Definindo as necessidades da sua empresa para o galpão será possível definir as características técnicas apropriadas para o seu galpão. Nesse ponto, é preciso entender se o seu galpão será utilizado como um local de armazenamento para o seu estoque, como centro de distribuição ou outro propósito.

Alguns fatores serão cruciais na construção do seu galpão: um deles é a área do terreno e do futuro galpão, que será definida de acordo os processos realizados pela sua empresa, as necessidades de estocagem das mercadorias e para que os transportadores e funcionários possam operar sem problemas no local. Entender a rotina de operação da sua empresa e o fluxo de pessoas dentro do espaço vai ajudar a prever todas as áreas técnicas e a infraestrutura necessária para que a empresa funcione no seu dia-a-dia sem transtornos ou adaptações. É importante saber previamente onde os funcionários vão se alimentar e descansar, por exemplo, como é o fluxo de retirada do lixo, como será o controle na entrada e saída de visitantes e fornecedores, etc.

Outro ponto fundamental é escolher um piso adequado para a movimentação de grandes volumes, suportando uma quantidade de toneladas por metro quadrado suficiente para não danificá-lo, e ao mesmo tempo, evitar superdimensionar o piso, gastando mais recursos financeiros que o necessário. É importante também definir a altura do seu galpão, ou o pé direito como costumamos dizer na construção civil. Quanto mais alto o pé direito, melhor será a ventilação interna e a iluminação, além de possibilitar um maior empilhamento vertical do estoque.

3- Escolha a melhor localização

Em um primeiro momento, alugar, construir ou comprar um galpão mais barato, em uma área isolada pode parecer uma boa ideia, mas a longo prazo essa alternativa pode se tornar um verdadeiro problema. Quanto mais afastada for a localização do seu galpão, mais caras e demoradas vão ser as entregas e a distribuição de mercadorias.

Embora construir um galpão com boa localização exija um investimento maior, você terá como retorno mais agilidade e economia nas entregas e mais facilidade na entrada e saída de veículos no galpão. Em um local de fácil acesso, como próximo às saídas da cidade, você facilita a movimentação de veículos como caminhões grandes, por exemplo.  Além de tudo isso, uma boa localização lhe garante mais segurança, evitando prejuízos.

4- Garanta as melhores parcerias

Na hora de concluir o planejamento do seu projeto, é preciso escolher os melhores fornecedores e contratar profissionais da melhor qualidade para realizar a sua implementação. É muito importante trabalhar com fornecedores de qualidade comprovada, que oferecem garantias dos serviços realizados. Ao avaliar a qualidade dos serviços oferecidos, os preços e condições de contrato, a negociação é feita da melhor maneira possível para garantir um custo-benefício satisfatório para empreendimento.

A empresa a ser escolhida para a construção do galpão deve contar com profissionais devidamente preparados e qualificados para as funções desempenhadas, para garantir que o seu galpão seja construído com qualidade e segurança em todos os processos, afinal são estes os principais responsáveis pelo monitoramento do projeto, executando a construção do galpão de acordo com o planejado. Construir um galpão pode parecer uma obra simples, mas envolve alguns processos complexos. Ao escolher uma construtora especializada, você pode trazer mais economia no investimento inicial, mais agilidade no prazo de obra, menores custos de manutenção e aumento de eficiência da futura operação.

 

A Amplus é especialista em galpões, oferecendo ao cliente a concepção do galpão, os estudos de viabilidade do projeto, o planejamento e a construção do galpão ideal para a sua empresa de atacado. Otimizando custos e processos, garantimos excelência em cada parte do projeto. Além disso, você acompanha diretamente todo o andamento do projeto, desde o estudo preliminar à entrega do galpão. Clique aqui para fazer um orçamento conosco e construa com a melhor!

Paulo Henrique Barbosa
CEO