Acompanhe as novidades e fique por dentro

19
set

6 dicas para a alvenaria perfeita

Por Pedro Moreno

Uma das etapas da construção de um imóvel é a alvenaria. Neste post preparamos algumas dicas para que esse processo construtivo seja feito com qualidade e produtividade em apenas 6 passos.

1. Marcação rica nos detalhes e na qualidade.

Com o projeto de alvenaria em mãos, o profissional especializado faz a marcação da alvenaria no piso, conferindo as dimensões do ambiente, o alinhamento, o esquadro e deixando os vãos das portas. Vale lembrar que as paredes podem ser marcadas tanto pela face do tijolo ou bloco como pelo seu eixo, descontando as espessuras dos revestimentos.

2. Conferir a modulação.

Modulação é a compatibilidade das dimensões do tijolo junto com a argamassa em relação ao comprimento da parede. Uma boa conferência evita as quebras e os enchimentos.

3. Limpar e molhar o local de assentamento.

Os tijolos devem ser previamente molhados em pouca quantidade, para assim diminuir a influência da umidade ao longo do processo.

4. Iniciar o assentamento pelas pontas.

O assentamento deve ser iniciado pelos cantos por se tratarem dos pontos mais delicados de trabalho.

5. Atenção com a regularização do piso.

A espessura da camada de argamassa a ser colocada no piso normalmente é um pouco maior que as demais, pois tem a importante função de corrigir as imperfeições do local de assentamento e regularizar o nível.

6. Monitoramento constante do assentamento.

Conferência de alinhamento, nível e prumo para cada bloco assentado, utilizando a régua, o nível bolha ou o laser.

Confira a seguir algumas imagens  da realização da alvenaria da W Residence, empreendimento que está sendo construído pela Amplus Construtora próximo a praça universitária em Goiânia.

  • Compartilhe: