A pintura é parte crucial da etapa de acabamento de qualquer obra, e a Amplus separou 8 dicas para garantir um serviço executado com segurança e qualidade.
- Comece o serviço de pintura apenas quando outros serviços que envolvam muita geração de resíduos – como assentamento de revestimentos e rejunte ou instalação de portas e janelas – estejam concluídos, evitando a necessidade de retrabalho.
- Utilize materiais de qualidade (tintas, esmaltes e equipamentos), se você busca um resultado de excelência.
- Comece a pintura ou aplicação de massa pelo teto.
- Lixe e limpe a superfície a ser trabalhada, antes e depois de passar a massa (emassamento).
- Proteja com fita crepe todas as extremidades que estiverem em contato com áreas ou objetos que não serão pintados, como paredes de outra cor, rodapés, esquadrias, portais etc.
- Utilize uma lâmpada ou até uma lanterna que possibilite visualizar imperfeições a serem corrigidas nas superfícies, caso existam, corrija-as aplicando massa com uma espátula.
- Seguir sempre as orientações do fabricante tanto para a diluição da tinta ou esmalte em água ou thinner, quanto para o tempo de espera entre demãos.
- Após a aplicação de uma segunda demão de tinta verifique visualmente se existe uniformidade em toda a superfície, caso existam locais manchados ou diferença de tons, aplique uma terceira demão.
E não se esqueça: todo o serviço deve ser sempre executado com os equipamentos de proteção individuais e coletivos.