Acompanhe as novidades e fique por dentro

9
ago

A IMPORTÂNCIA DA COORDENAÇÃO DE PROJETOS

Por Kelly Miranda

O processo de coordenação de projetos constitui uma etapa fundamental no planejamento do empreendimento. Sua gestão eficiente influencia diretamente na qualidade do produto final. Isso devido ao fato de que esta etapa não só engloba as etapas de entrega de projeto, mas também a formulação de um negócio, o desenvolvimento de um programa de necessidades, bem como o detalhamento dos métodos construtivos para a construção e planejamento da obra.

É indispensável que o projeto seja concebido não apenas sob as diretrizes do cliente, normas e leis, mas inclusive pelo acompanhamento inicial dos projetistas complementares, para que haja uma solução técnica e executiva de alto desempenho.

A compatibilização e integração entre os projetos, arquitetura, estruturas e instalações são indissociáveis, é a garantia da integração de soluções e técnicas de execução, definição correta de materiais e acabamentos, para um resultado estético e funcional, e para uma obra limpa, com pouco desperdício, isenta de erros ou distorções de conceito, muito comuns em projetos mal solucionados. Vale lembrar que uma boa compatibilização deve caminhar sempre atrelada às exigências, normas e leis locais vigentes.

Para auxiliar no processo de elaboração e compatibilização, tecnologias como o BIM (Bulding Modeling Information) podem auxiliar no processo de coordenação das equipes de projeto, desde a concepção até o uso, operação e manutenção da edificação. Porém, essa tecnologia não exclui a necessidade de um planejamento do processo de projeto e uma gestão adequada deste.

Por meio de um modelo 3D que congrega todas as disciplinas de projetos, é possível detectar antecipadamente as incompatibilidades construtivas. O modelo permite extrair quantitativos automáticos dos materiais e, integrado a informações de custos e prazos, estudar sequências construtivas, simular alternativas tecnológicas, melhorar a logística do canteiro, entre outras possibilidades que interferem na produtividade da obra.

A imagem abaixo apresenta, a esquerda, uma imagem renderizada do modelo 3D de arquitetura do Lagoa Eco Towers. Já na direita, temos uma imagem do modelo 3D com todas as disciplinas de instalações (instalações elétricas, hidrossanitário, ar-condicionado, telefone, CFTV, segurança). Esse link entre as disciplinas permite fazer a interface entre os projetos, procurando solucionar interferências antes de iniciar a obra. Assim, é possível reduzir os problemas que surgem no canteiro de obra, que geram retrabalho, aumentam os custos e provocam atrasos.

Visto que decisões na fase de projeto podem influenciar todo o ciclo de vida do empreendimento, a colaboração e compartilhamento de conhecimento entre as equipes, aliada ao atendimento às expectativas do cliente, representa um potencial para melhorar o desempenho dos projetos e minimizar estruturas e processos ineficientes, aumentando o valor agregado ao projeto, obra e operação.

Na tentativa de aumentar a interação entre as equipes de projeto, assim como a interação entre os projetistas e a obra, o BIM também permite a colaboração das equipes, auxiliando a comunicação efetiva além da coleta e divulgação de informações em tempo real, agregando valor, trazendo inúmeros benefícios ao projeto e ajudando na tomada de decisões.

Além disso, aplicativos para dispositivos móveis, juntamente com a comunicação em nuvem possibilitam o acesso a documentos de qualquer lugar permitindo levar o projeto e todas informações relevantes ao canteiro de obras e a todos os interessados, promovendo o envolvimento de todos os colaboradores. Dessa forma, fica mais fácil garantir que todos os trabalhadores entendam melhor o projeto como um todo – e seus detalhes – e trabalhem com base nas informações corretas, minimizando erros e retrabalhos.

As imagens abaixo apresentam o modelo do Lagoa Eco Towers sendo acessado por um dispositivo móvel. Além da visualização 3D dentro e fora dos ambientes, é possível identificar as propriedades de cada elemento do modelo, fazer marcações e comentários, além de coletar informações como distancia e área dos ambientes.

O projeto, ao permear todo o ciclo de vida do empreendimento, pode atuar como meio de comunicação entre todos agentes envolvidos e registro dos requisitos do cliente, restrições legais e normativas, com informações técnicas necessárias para a definição do custo global do empreendimento e concretização da obra, além de impactar na qualidade do produto final, produtividade da execução, vida útil do edifício e influenciar nos custos da manutenção e operação. Desta forma, deveria ser entendido, não como um custo, mas como um investimento, cujo retorno será refletido na melhor qualidade do produto gerado e maior eficiência da produção.

A Amplus Construtora não desenvolve projetos internamente, porém mantém parcerias com os melhores profissionais do mercado e coordena todo o processo de projeto, pois acreditamos que uma obra organizada e alinhada se inicia com projetos bem elaborados, detalhados e com o estreitamento entre a relação obra-projetista.

Está pensando em construir? Entre em contato com a Amplus Construtora. Estaremos empenhados para que, utilizando todos os recursos possíveis, o seu projeto se torne realidade.

  • Compartilhe: