A importância do projeto elétrico na construção de um galpão eficiente

  |   por

Por instalação elétrica, entende-se todo o conjunto de equipamentos e acessórios responsáveis pela alimentação elétrica de uma indústria, como fios,…

Por instalação elétrica, entende-se todo o conjunto de equipamentos e acessórios responsáveis pela alimentação elétrica de uma indústria, como fios, cabos, geradores, transformadores, etc. Diferente dos projetos elétricos residenciais, que utilizam apenas fontes de alimentação monofásicas (com tensão de 127 volts), as instalações elétricas comerciais e industriais geralmente utilizam um fornecimento trifásico, feito a quatro fios, sendo três fases e um neutro e tensões de 127 V e 220 V. Os materiais do sistema de tubulação e fiação elétrica também costumam ser diferentes em instalações industriais, que requerem acessórios mais robustos como os conduítes de aço revestido ou inoxidável.

Mesmo não entendendo a fundo todos os conceitos de uma instalação elétrica, é muito importante conhecer bem os detalhes do seu projeto de galpão industrial e realizar uma instalação elétrica com a qualidade adequada. Um projeto elétrico bem construído é um investimento importante para que o seu galpão atenda às suas expectativas de resultados no futuro. Ao abrir mão de um projeto elétrico feito por um profissional capacitado, você corre o risco de acidentes, prejuízos financeiros e grandes transtornos que devem ser evitados.

Segurança em primeiro lugar

Graças à necessidade legal de adequar o projeto às normas vigentes, ao construir um projeto elétrico de qualidade você garante a segurança no local, prevenindo incêndios e acidentes. Em instalações industriais, geralmente estes dispositivos são programados para desarmar em caso de curtos-circuitos, sobrecargas e quaisquer falhas que possam provocar o aumento da temperatura dos cabos e da fiação.

Estes itens de segurança são chamados de disjuntores, que podem ser de dois tipos: disjuntor diferencial contra surtos de tensão (DPS) ou um disjuntor diferencial residual (DR). O DPS atua garantindo a integridade do sistema elétrico ao detectar uma descarga elétrica, protegendo os equipamentos como um pára-raios. Já o interruptor residual (DR), desarma o sistema quando detecta alguma fuga de corrente mesmo que pequena, devido a um curto-circuito ou outro acidente. 

O regulamento para a instalação desses dispositivos em estruturas prediais, comerciais e industriais constam nas normas da ABNT NBR-5410, que determinam todas as condições adequadas para o funcionamento seguro das instalações de baixa tensão – de até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua.

A inteligência está na concepção das soluções e no planejamento

Uma outra razão para dar importância à instalação elétrica do seu galpão industrial é a economia. Indústrias cujos processos exigem maquinários pesados e que só operam à base de energia elétrica são as que mais sofrem com a bandeira vermelha. Entre os segmentos que mais consomem energia estão a indústria automobilística, os fabricantes de papel, metalúrgicas e a indústria química, por exemplo.

A concepção de projeto – neste caso o elétrico –  é onde toda a inteligência da equipe envolvida será aplicada, em busca das melhores soluções para atender as necessidades  daquele cliente em específico. Ele trará informações que orientarão toda a execução da obra, como a metragem dos fios, o local de cada tomada e interruptor, pontos de luz, etc. Saber de tudo isso antecipadamente irá ajudar você e a equipe responsável pela construção do galpão a se planejarem quanto aos custos de todo o projeto, encontrando os melhores produtos aos melhores preços no mercado. Um projeto bem concebido pode ter uma solução até 50% mais barata que um projeto mal feito. É preciso acabar com a cultura de escolher a empresa que vai executar determinado projeto apenas pelo preço pois, na maior parte das vezes, o barato sai caro.

Para além da necessidade de adequar o seu projeto às normas de segurança e garantir o perfeito funcionamento de toda a estrutura elétrica do galpão, um bom projeto elétrico apresenta soluções que aumentam a eficiência da instalação e tornam a sua manutenção mais rápida e precisa, evitando mais paredes quebradas no futuro, por exemplo. Chamados de projetos elétricos inteligentes, esse tipo de instalação é uma verdadeira tendência em projetos residenciais, comerciais e industriais.

Buscando a eficiência máxima, os projetos elétricos inteligentes buscam, além de outras soluções pontuais, compatibilizar o projeto elétrico com os projetos de todas as outras áreas que constituem a construção do galpão. Uma grande tendência nesse tipo de projeto é a Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT), um conceito da tecnologia da informação que trouxe para as indústrias equipamentos, máquinas e outros objetos capazes de se conectarem à internet e funcionarem de maneira integrada entre si. 

Projetos elétricos inteligentes fazem parte de um novo modelo de produção industrial conhecido como a Indústria 4.0 ou a Quarta Revolução Industrial, marcado especialmente pela inovação na informática trazida pela internet, que agora passa a assumir um papel fundamental em todo o processo produtivo. Sendo assim, é importante que você e toda equipe responsável pela construção do galpão industrial, especialmente o projetista responsável pela parte elétrica, tenham uma visão mais ampla para desenvolver uma instalação elétrica otimizada. Confira abaixo algumas dicas para garantir o melhor projeto.

Soluções para construir um projeto elétrico inteligente

Compatibilização de projetos

Como já mencionamos acima, prever todas as soluções que serão executadas em outras áreas do galpão é fundamental para que o projetista possa integrar a instalação elétrica com os demais projetos – arquitetônico, hidrossanitário, de telecomunicação, segurança, etc. A compatibilização de projetos através da metodologia BIM (Building Information Modeling), além de ajudar a evitar erros e retrabalhos, acelera toda a execução do projeto e garante resultados com a melhor qualidade.

Através do BIM, é possível planejar, projetar e gerenciar toda a construção através da criação de modelos inteligentes em 3D, além de permitir o compartilhamento de informações entre os projetistas em tempo real. Através da integração possibilitada pelo sistema BIM, não só as instalações elétricas, mas todos os projetos do galpão estarão integrados em um modelo único e completo.

Planejamento de uma estrutura elétrica bivolt

Escolher implantar uma estrutura elétrica bivolt é uma saída interessante para adaptar os circuitos alimentados no galpão conforme for necessário, independente do padrão de tomadas na região. Ao contar com tensões de 127V e 220V disponíveis, a tensão mais baixa pode ser usada em áreas administrativas, banheiros e outras áreas do galpão onde seja importante diminuir os riscos de acidentes, enquanto a tensão mais alta pode ser direcionada para alimentar os equipamentos utilizados na operação e os locais onde seja necessária uma potência maior. Nas tensões mais altas, uma solução comum é instalar condutores de bitola menor, para reduzir as possibilidades de sobrecarga.

Tubulações externas

Embora essa solução não seja bem-vinda em escritórios e outros ambientes internos, edificações como um galpão industrial permitem uma menor preocupação com a estética. Os benefícios dessa tendência são vários: além de possibilitarem muito mais versatilidade na distribuição de tomadas e pontos de iluminação por toda a estrutura, reduzem-se os custos com a instalação e até mesmo com a manutenção, caso adaptações e consertos sejam necessários no futuro. Se o galpão precisar de alguma alteração na configuração do circuito, por exemplo, seria possível acessar qualquer ponto da instalação externamente, sem dificuldades para encontrar caixas, emendas ou derivações no projeto e sem precisar quebrar nenhuma parede.

Iluminação com circuitos exclusivos

A má divisão dos circuitos é um problema sério e lamentavelmente comum em projetos elétricos, muitas vezes até contrariando totalmente as normas da ABNT. Separar a iluminação em circuitos exclusivos é a garantia de mais segurança e praticidade na instalação e no uso do sistema elétrico do galpão industrial, além de facilitar quaisquer futuras alterações por razões técnicas ou estéticas.

Iluminação automatizada

Em locais fora do centro de operação do galpão, onde o fluxo de pessoas é menor, uma solução inteligente é investir na iluminação automatizada. A principal vantagem aqui são os benefícios econômicos, pois com a automação da iluminação é possível programar horários de funcionamento para as lâmpadas, o número de lâmpadas acesas e a intensidade da luz através de sensores. Isso significa redução do desperdício de energia e maior durabilidade das lâmpadas e demais componentes do sistema. No caso do galpão industrial, a automação da iluminação pode trazer até mesmo mais eficiência na operação, pois permitiria adaptar a iluminação em cada ambiente de acordo com a arquitetura do galpão e com as atividades desenvolvidas no local.

Bruno Sousa, CEO da Industry Care, comenta um pouco sobre a oportunidade de investir em projetos de automação:

“Quando se trata de automatização de processos ou máquinas, a palavra chave é a adaptabilidade. Acredito que principalmente neste momento de pandemia que vivemos,  o valor da preditividade se tornou regra na busca da transformação digital nas indústrias. Gerar e gerir dados para conduzir a modulação fabril para uma tomada de decisão mais assertiva é a consequente melhora contínua em diversos ecossistemas.

As indústrias brasileiras, sentindo o impacto com relação às novas perspectivas trazidas ao com a disseminação do Covid-19, perceberam  a necessidade de melhor mapeamento da ineficiência dos projetos atuais, em diversos segmentos, a fim de prever a economia de gastos através da Inteligência Artificial para transformar o comportamento de máquinas e processos, criando novos modelos de eficiência energética. Isso só é possível através da pesquisa e inovação e mentalidade empreendedora, juntas.”

Contudo, essas ideias são apenas algumas tendências em projetos elétricos. Construir um galpão industrial é um projeto complexo e deve ser feito por uma equipe devidamente qualificada. Na Amplus Construtora, todos os nossos projetos são compatibilizados e trabalhamos em parceria com os melhores profissionais de cada área, assegurando um alto padrão de qualidade na construção de galpões industriais. 

Conheça os tipos de galpão e escolha a melhor opção para o seu negócio!

Alexandre Roger