Bairro planejado: O que e por que é a nova tendência do mercado imobiliário?

bairros planejados

 

Um bairro planejado é um bairro preparado para atender às necessidades dos seus moradores, tendo como protagonistas as pessoas e a qualidade de vida das mesmas.

A humanização dos espaços públicos como oportunidade de investimento 

Você já conhece o conceito de bairro planejado? A construção desse tipo de empreendimento, com foco nas pessoas, torna-se uma ótima oportunidade para quem gosta de empreender e investir no mercado imobiliário. 

Neste artigo exploramos o conceito, exemplos de empreendimentos imobiliários e como você pode investir neste tipo de negócio. 

O que são bairros planejados? 

Um bairro planejado é um bairro preparado para atender às necessidades dos seus moradores, tendo como protagonistas as pessoas e a qualidade de vida das mesmas. 

Para atingir esse objetivo é necessário um projeto urbanístico bem elaborado, levando em consideração infraestrutura e distribuição de residências, edifícios comerciais, mobilidade urbana, áreas verdes e espaços de lazer. 

Diferente de outros empreendimentos, que podem ter como norte o aproveitamento máximo de uma área, em um bairro planejado deve-se levar em consideração o conforto que a área ocupada proporcionará aos seus habitantes. Por exemplo, em um terreno com viabilidade para construção de três torres residenciais, pode-se levar em consideração substituir uma das torres por uma extensa área de lazer, proporcionando mais privacidade aos moradores (pela distância entre uma torre e outra) e mais áreas de lazer ao ar livre. 

Não somente de casas ou prédios residenciais se faz um bairro planejado. Para que seus moradores possam viver com deslocamentos mais curtos, comércio, serviços, escolas e outros atrativos devem fazer parte de um bairro planejado. 

Porque investir em bairros planejados é uma tendência 

Atualmente, o ativo mais valioso que alguém pode ter é o tempo. Viver em um bairro planejado, onde encurtam-se as distâncias entre casa e trabalho, casa e comércio ou casa e estudos, faz com que as pessoas tenham mais tempo para dedicar a outras atividades, sejam elas obrigações ou lazer. 

Todos querem ter mais tempo. Seja uma gerente, um empreendedor, uma presidente ou um estagiário. Proporcionar “mais tempo” para alguém é um argumento e tanto! Além disso, com a economia do tempo com menores distâncias, também diminui-se o tempo nos engarrafamentos e, por consequência, o estresse. 

Com a construção de um bairro planejado é possível incentivar a economia local, criar espaços de empreendedorismo, criar um novo ecossistema econômico e construir uma nova vocação econômica para a cidade. Portanto, construir um bairro planejado pode – e naturalmente irá – gerar muitos novos negócios. 

Exemplos de bairros planejados 

Para entender melhor o conceito de um bairro planejado, conheça alguns exemplos já existentes.

Cidade Criativa Pedra Branca – Bairro planejado em Palhoça/SC

bairro planejado - Cidade Criativa Pedra Branca
Imagem aérea do bairro Cidade Universitária Pedra Branca.

Com a missão de melhorar a cidade para as pessoas, a Cidade Pedra Branca (incorporadora responsável pela construção do bairro com o mesmo nome) faz parte de um extenso planejamento urbano, iniciado no início dos anos 2000. Com o mote “Tudo o que você precisa ao alcance de uma caminhada”, no bairro é possível morar, trabalhar, estudar e se divertir em curtas distâncias. Nele estão presentes condomínio residenciais horizontais e verticais, edifícios comerciais verticais, universidade, escolas, serviços e até mesmo um loteamento para indústrias e hangares. Algumas das construções possuem selo LEED, selo reconhecido internacionalmente que certifica itens de sustentabilidade como geração mínima de resíduos, reaproveitamento, entre outros. 

VivaPark – Bairro planejado em Porto Belo/SC 

bairro planejado - VivaPark
Imagem renderizada do projeto do VivaPark Porto Belo.

Ainda em fase de planejamento e construção, o projeto é considerado o primeiro bairro parque do Brasil. No projeto do VivaPark Porto Belo estão inclusos espaços de moradia, trabalho, convivência e cultura, como os parques verdes e um shopping a céu aberto. O empreendimento ainda carrega a assinatura de Jaime Lerner, considerado o 2º melhor urbanista do mundo. 

Parque Una – Bairro planejado em Pelotas/RS 

bairro planejado - parque una
Imagem aérea do Parque Una.

Com um projeto em constante construção, o Parque Una segue o mesmo conceito de bairro planejado apresentado neste artigo. Seu projeto abriga edificações residenciais, comerciais e de convivência, proporcionando uma rotina mais leve aos seus habitantes. 

Lake Nona – Bairro planejado em Orlando/FL (EUA) 

bairro planejado - Lake Nona
Imagem renderizada do projeto do Lake Nona Hotel & Lagoon.

Um bairro que tem sido inspiração de muitos empreendimentos no Brasil é o Lake Nona. Localizado em Orlando, na Flórida, o bairro já é uma enorme comunidade, com centro médico, universidades, strip malls, clubes, parques, empresas e residências. Além dos empreendimentos, no bairro a comunidade é convidada a participar de eventos (pré-pandemia) e a experimentar tudo o que o local oferece. 

O projeto nasceu há mais de 20 anos com o objetivo de construir o melhor bairro do mundo. Segundo entrevista cedida ao Brasil USA Magazine, hoje são 7 milhões de metros quadrados e bilhões de dólares investidos na região, com a presença de grandes empresas como Amazon e Johnson e Johnson. 

Outros tipos de empreendimentos em tendência 

Além dos bairros planejados, outros empreendimentos também têm ganhado espaço na construção civil. Os Strip Malls e Senior Living são dois modelos em tendência que podem tanto ser construídos como parte de um bairro planejado como fora dele. 

Investir em um bairro planejado é uma boa escolha? 

Decidir investir em um bairro planejado não é uma tarefa fácil. Ter ajuda de um grupo de profissionais especialistas para apoiar essa decisão é imprescindível. Um estudo de viabilidade é um item importante desse processo decisório!  

Precisa de ajuda para tomar essa decisão? Entre em contato e fale com nossos especialistas!