Como construir um armazém portuário

  |   por

No último artigo do blog, que você confere aqui, falamos sobre os terminais portuários. Na leitura de hoje, saiba tudo…

No último artigo do blog, que você confere aqui, falamos sobre os terminais portuários. Na leitura de hoje, saiba tudo sobre os armazéns, os galpões de armazenamento dos portos.

A operação nos armazéns constitui um aspecto muito importante da gestão portuária. A construção de armazéns adequados e uma boa gestão garantem um fluxo eficiente de cargas e navios no porto, além de prever congestionamentos. O armazém é basicamente o local destinado a guardar materiais. Em geral trata-se de uma estrutura coberta, em formato de galpão, onde os produtos serão recebidos, classificados, estocados e posteriormente despachados.

Estes galpões portuários geralmente são construídos nas adjacências do porto, sendo o local destinado especificamente para as cargas em trânsito, portanto diferem em suas características dos locais designados para armazenamento por longos períodos. Vários tipos de estrutura podem funcionar eficazmente como local de armazenamento, dependendo das mercadorias que recebidas no terminal portuário.

O tipo de estrutura mais comum dos armazéns portuários são os galpões tipo shed, mas também é comum encontrarmos armazéns situados em galpões infláveis ou em galpões construídos com aço ou alumínio e recobertos com lona, tecido sintético ou outras coberturas especiais, chamados de armazéns estruturais.  Você pode conhecer mais sobre cada um desses tipos de galpão neste artigo.

Apesar das variações em tamanho e configuração, para construir uma estrutura de galpão que possa funcionar adequadamente como armazém, existem algumas especificidades que devem ser mantidas em mente para garantir um armazenamento seguro e adequado de cargas. Confira cada uma delas logo abaixo!

Localização

O armazém, por servir como um local temporário para cargas importadas e exportadas, deve estar situado próximo do ancoradouro do porto. Deve haver espaço suficiente ao redor da estrutura para vias ou trilhos caso eles estejam sendo construídos para servir de armazenamento para cargas pesadas. Também é importante garantir espaço na parte da frente do armazém pois, caso ele esteja situado muito próximo ao ancoradouro, isso irá dificultar a descarga das embarcações.

Tamanho e capacidade

O tamanho e capacidade dos armazéns podem variar consideravelmente nos diferentes portos, de acordo com o volume das cargas recebidas, métodos de manuseio, clima da região, entre outros fatores.

Ao calcular o tamanho do armazém, a gestão do porto deve necessariamente determinar ou pelo menos estimar a tonelagem anual de carga que passa pela área de armazenamento, além da média do tempo de trânsito das mercadorias, densidade das cargas e da altura de empilhamento. A partir desses dados é possível prever as dimensões adequadas.

Facilidade de operação e fluxo de cargas

O projeto do armazém deve levar em conta o modo de transferência de cargas para dentro e fora do galpão. Na maior parte dos casos, tanto veículos rodoviários como vagões são usados no transporte. No caso de caminhões ou outros veículos de estrada, empilhadeiras podem ser utilizadas, porém em muitos terminais portuários a carga é transportada até o navio através de trilhos. É fundamental que o layout do galpão facilite ao máximo fluxo desses veículos no local. Todas essas premissas e especificidades de cada operação deve ser mapeada ainda na fase de coordenação de projetos.

Portas

Para o máximo de eficiência operacional, um armazém ideal deve conter várias portas amplas que permitam a entrada rápida e fácil dos equipamentos de manuseio de cargas. As portas, sendo a área por onde os produtos entram e saem, irão definir a demarcação das passagens e becos no interior do galpão. No entanto, é bom lembrar que quanto mais portas o armazém tiver, maior será a área dedicada para passagem, reduzindo o espaço disponível para a mercadoria.

Iluminação

O projeto do armazém deve permitir o máximo de entrada de luz natural, assim essa será a principal fonte de luz durante o dia – embora não seja necessariamente a única. O telhado “dobrado” dos galpões tipo shed facilitam a distribuição de luz no interior do local. Quanto à iluminação artificial, as lâmpadas devem fornecer uma distribuição uniforme da luz em todo o galpão e devem estar dispostas de forma que o alto empilhamento de carga em algumas áreas não afete a iluminação em áreas adjacentes.

Ventilação

Para garantir a segurança e a produtividade dos trabalhadores envolvidos no armazém, também é importante providenciar uma ventilação adequada. A escolha do tamanho, da posição e do tipo de ventiladores/exaustores vai depender de como a quantidade de ar necessária muda dentro do galpão.

Banheiros e área administrativa

Geralmente os responsáveis pela gestão do armazém têm seus escritórios situados dentro do galpão. Em muitos lugares, esses escritórios são construídos em cima de plataformas e mezaninos sobre o local onde as cargas ficam dispostas, economizando espaço no chão para as mercadorias, diminuindo a área de projeção da edificação, que pode ser restrita – devido a área do terreno – e causando redução de custos.

Para a conveniência dos trabalhadores e para prevenir perdas de tempo desnecessárias, banheiros também podem ser construídos tão próximos da área de trânsito quanto possível.

Segurança

Por último, é de extrema importância que a estrutura do galpão seja pensada com acessórios para prevenir ou minimizar acidentes – isso vale para qualquer construção, mas armazéns requerem um cuidado ainda mais especial para evitar grandes prejuízos. Proteção contra incêndios, saídas de emergência e sinalização adequada são fundamentais. Se possível, é interessante também construir uma área de segurança com armários reforçados para evitar roubos ou furtos de mercadorias de alto valor, como bebidas, peles, joalheria ou antiguidades.

 

Além de todas essas dicas, é essencial escolher os melhores profissionais para realizar o planejamento e a construção do seu armazém. Se você deseja construir um galpão de armazenamento, a Amplus garante a melhor solução para executar o seu projeto. Clique aqui e fale com a gente!

Alexandre Roger