Acompanhe as novidades e fique por dentro

8
jan

Como escolher a melhor construtora para o seu projeto?

A contratação de uma construtora deve ser feita com extremo cuidado. Muitas vezes esse é o principal negócio da vida de uma pessoa. Mesmo assim, é algo que inúmeras vezes não é tratado com a devida importância, gerando diversos atritos durante a obra e mesmo depois.

Para encontrar a melhor construtora para o seu projeto, o interessado deve ficar atento a uma série de fatores. Sem as devidas precauções, o contrato pode acabar gerando dor de cabeça.

Separamos um guia completo, com os cuidados a serem tomados no momento de escolher uma construtora. São dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença. Antes de contratar, vale a pena revisar cada um dos pontos a seguir.

Fazer orçamento em mais de uma construtora

Principalmente quando existem muitas indefinições de projeto, os valores informados pelas construtoras para a execução de determinado projeto podem variar muito. A diferença entre o valor de cada serviço não costuma ser tão grande, mas algumas definições, principalmente acerca das despesas indiretas da obra, podem acabar pesando. Contratar com a primeira opção que aparecer não é uma boa ideia.

Portanto, o primeiro passo para escolher a construtora é fazer orçamentos em empresas variadas. Informe sempre as suas necessidades, de forma que o valor indicado pelas construtoras seja baseado no mesmo projeto.

Para projetos maiores, pode ser interessante até mesmo contratar uma empresa para gerenciar esse processo. Essa empresa irá criar uma lista de serviços, que deverá ser seguida por todas as construtoras e preenchido apenas o preço unitário.

Atenção, o orçamento não é o único fator a ser levado em consideração na escolha. Encontrar o menor preço não é o mesmo que encontrar a construtora que melhor te atende. Por isso, siga para as próximas dicas.

Comparar os escopos do orçamento

De posse dos orçamentos, está na hora de analisar os detalhes das propostas oferecidas. Muitas vezes o escopo do projeto varia, sendo possível identificar qual empresa oferece melhores condições.

Essas diferenças de escopo podem ser ainda maiores quando os projetos possuem qualidade ruim. Se não existe definição do modelo de piso, por exemplo, duas construtoras podem considerar modelos diferentes, com preços muito discrepantes. O mesmo pode ocorrer para basicamente todos os itens de acabamento: revestimento de paredes, louças, metais, bancadas…

Também deve-se analisar o que será de fato entregue. Na parte de climatização, pode ser que uma empresa considere os equipamentos de ar condicionado enquanto outra considera apenas a rede frigorígena. Uma empresa pode considerar os móveis de marcenaria enquanto outra não… Esses são apenas alguns exemplos a serem considerados.

É vital que o escopo seja alinhado entre o cliente e a construtora antes do início do orçamento, de forma que facilite a comparação entre os orçamentos.

Identificar quais obras a empresa já fez

Mesmo que o orçamento da empresa seja atrativo, é importante dar uma olhadinha nos projetos já executados pela construtora. O objetivo aqui é confirmar se o que está na proposta condiz com a experiência de mercado da empresa. Obviamente, empresas mais antigas tendem a ter um portfólio maior, e é importante levar isso em consideração. Nesses casos, é importante levar em consideração a qualidade das obras executadas e não apenas a quantidade.

Depoimentos de outros clientes

Não custa nada pesquisa por depoimentos de clientes que já fecharam contratos com a construtora, de preferência aqueles cuja obra já foi finalizada. Dessa forma você terá uma opinião externa, com base nos serviços já realizados.

Qualidade do corpo técnico

Você está bem perto de escolher a melhor construtora do mercado para cuidar do seu projeto. Agora é interessante analisar o corpo técnico oferecido.

Para que o seu projeto seja executado com maestria, obedecendo a todos os critérios, de forma a garantir qualidade total, o corpo profissional deve ser bem qualificado.

Lembrando que o corpo técnico não é composto apenas dos funcionários que atuam dentro da obra. Cada membro da empresa que direta ou indiretamente esteja envolvido na obra faz parte do corpo técnico. O engenheiro da obra precisa constantemente da equipe de apoio para que a obra seja executada da melhor forma possível.

É vital que haja uma boa estrutura de planejamento, integrada com a equipe de orçamento da obra. Uma equipe de suprimentos alinhada com a obra garante que os materiais estejam sempre à disposição quando necessário. Também é importante o setor de projetos e qualidade que pode fazer com que, ainda durante a obra, sejam apurados eventuais problemas que seriam muito mais danosos no futuro. Somente com todas as engrenagens funcionando é que se pode garantir a qualidade da obra e a entrega dentro do prazo.

Qualidade do atendimento e disponibilidade

Em suas atividades, a construtora estará sempre em contato com o cliente, contratante da obra. Por isso a relação entre essas partes deve ser agradável. Por mais que a empresa seja reconhecida no mercado, a falta de preocupação com o cliente pode ser um problema.

Uma boa forma de demonstrar a preocupação com o cliente é estando sempre disponível para ele, oferecendo sempre um atendimento de excelência. Nessa relação é importante que os executivos da construtora estejam sempre à disposição e prontos para atender o cliente, sempre que necessário. Horários restritivos e a criação de barreiras entre as partes só irá desgastar a relação.

Como a empresa se comunica com os clientes durante a obra

Lembra quando falamos da qualidade do atendimento e preocupação com o cliente? Antes de fechar o contrato, procure saber de que forma a empresa mantêm o contato durante a execução do projeto.

Existem muitas formas de deixar o cliente por dentro do que está acontecendo na obra. Aqui na Amplus, por exemplo, oferecemos monitoramento ao vivo da obra. Já realizamos diversos projetos com essa tecnologia, desde casas de alto padrão, até um complexo residencial fracionado, passando por reformas de lajes corporativas e academias e a aceitação tem sido unânime. Hoje todas as obras da Amplus possuem essa comodidade.

Trata-se de uma forma eficiente de mostrar ao cliente o passo a passo da execução. Dessa forma você pode acompanhar cada etapa em tempo real, sem ficar no escuro.

Além disso, também enviamos periodicamente um relatório completo da obra, com informações importantíssimas tanto do acompanhamento físico quanto do financeiro. Ele apresenta diversos indicadores utilizados durante a obra, bem como o acompanhamento de todos os itens do planejamento de longo prazo. Esse relatório é totalmente personalizável e pode ser enviado com frequência mensal, quinzenal ou até semanal dependendo da duração da obra.

Após toda essa análise, você já deve ter informações suficientes para definir qual é a empresa que melhor te atende. Nessa etapa, o melhor a se fazer é estabelecer os pontos fortes e fracos de cada uma, ponderar com os diferenciais oferecidos e assim fazer a melhor contratação possível. Dessa forma, você vai ter muito mais segurança e tranquilidade durante a realização do seu projeto.

  • Compartilhe: