Como ter o controle de obras, mesmo à distância?

  |   por

Independentemente do tipo e do porte de uma obra, uma coisa é certa: é preciso ficar atento durante a fase…

Independentemente do tipo e do porte de uma obra, uma coisa é certa: é preciso ficar atento durante a fase de execução. Mas como ter um efetivo controle de obras na indústria, que costumam ser de porte ainda maior? E como controlar o andamento à distância?

É exatamente sobre isso que falaremos hoje!

Mas antes:

Por que investir no controle de obras na indústria de forma remota?

Você pode se perguntar: 

“Já que eu contratei uma construtora, com uma equipe técnica qualificada, por que me preocupar em investir no controle de obras de forma remota? Não seria mais fácil ter relatórios periódicos sobre o andamento de tudo?”.

Antes de qualquer coisa, entenda que quando falamos sobre monitoramento e controle de obras à distância, estamos nos referindo a utilizar a tecnologia para o acesso em tempo real do canteiro de obras. Além disso, também há um planejamento eficiente em todas as fases da execução. 

Em relação à tecnologia, eis os motivos pelos quais esse sistema de monitoramento é tão importante:

  • Acompanhamento da dinâmica da construção: com o controle de obras, é possível acompanhar mais de perto a dinâmica e o desenvolvimento dos projetos, mesmo que você esteja a quilômetros de distância do local.
  • Inibe furtos e roubos: além de acompanhar a execução da obra, ter um sistema de monitoramento e vigilância também inibe roubos e furtos de materiais, principalmente durante a noite, já que as câmeras gravam as imagens. Além disso, é possível ter maior agilidade na tomada de decisões, caso ocorra algum imprevisto na área de segurança.
  • A equipe de construção e gerenciamento da obra também tem um melhor acompanhamento: outra vantagem de investir no controle de obras de forma remota é essa. O sistema de monitoramento ajuda os engenheiros e os diretores da obra a acompanharem os processos de forma mais assertiva, podendo se antecipar a eventuais falhas e/ou transtornos de execução, cumprindo todas as determinações e procedimentos estabelecidos em normas e leis. 

Como funciona o sistema de monitoramento de obras da Amplus?

O sistema de controle de obras na indústria da Amplus é feito de duas formas: a partir do monitoramento em tempo real e, também, do controle de todas as etapas do planejamento da obra.

Em relação ao monitoramento, o sistema da Amplus já vem incluso no orçamento da obra, não apresentando custo extra para o cliente.

Na prática, ele consiste na instalação de câmeras de monitoramento e segurança em alguns pontos do canteiro de obras e uso de app nos dispositivos móveis do cliente.

Depois que as câmeras e o aplicativo estiverem plenamente instalados, o cliente recebe um login com uma senha de acesso e passa a acompanhar em tempo real as câmeras instaladas pelo canteiro de obras. Na hora que ele quiser, basta entrar no app e acompanhar o andamento da construção, a entrega dos materiais e o trabalho de toda a equipe da construtora no local. 

Além de permitir o acompanhamento ao vivo, a equipe da Amplus também apresenta mensalmente relatórios com todos os indicadores e fotos contemplando todas as atualizações sobre o andamento da obra, incluindo informações como prazos, produtos utilizados e custos. 

Alguns fatores podem dificultar o monitoramento completo do canteiro de obras. Esse é o caso de canteiros restritivos, em que as câmeras não conseguem capturar com profundidade para gerar melhor visualização, ou, ainda, em lajes com muitas divisórias. 

Ainda assim, todas essas dificuldades são facilmente compensadas com o reforço nas atualizações ao cliente Amplus, que passam a ser feitas semanalmente, garantindo a prestação do serviço de acordo com o que foi acordado.

A segunda característica do controle de obras da Amplus: o planejamento tático e o planejamento operacional

De nada adianta a construtora instalar câmeras e um forte sistema de controle de obras na indústria se todos os processos não tiverem sido bem planejados

Nesse sentido, ocorrem outras duas etapas que facilitam o posterior controle na Amplus: o planejamento tático e o operacional. 

Planejamento tático

O planejamento tático é feito com o objetivo de eliminar todas as restrições aos processos de construção dentro do canteiro de obras, o que inclui materiais, equipamentos e serviços.

Na prática, a construtora cria uma planilha de trabalhos diários, na qual se estipulam os prazos e os responsáveis pela entrega. Caso ocorram atrasos, as justificativas também são registradas para que se avalie os procedimentos futuros. 

Por isso, o planejamento tático também é importante para o controle dos imprevistos que podem surgir durante o dia a dia no canteiro de obras, e que podem atrapalhar o cumprimento dos prazos.

Quando isso acontece, a Amplus estuda a melhor forma de aumentar a produtividade e minimizar esses atrasos. 

Planejamento operacional

O objetivo deste tipo de planejamento é definir todos os procedimentos operacionais que vão ocorrer durante a obra na indústria.

O planejamento operacional abrange desde a solicitação de um material até a sua entrega no canteiro, passando pela destinação correta dos resíduos. Ou seja, nesse tipo de planejamento, a Amplus planeja:

  • o processo de compras;
  • a fiscalização dos serviços;
  • o controle dos projetos;
  • o controle dos materiais no almoxarifado;
  • o correto descarte dos resíduos da obra.

Em cada um dos processos documentados no planejamento operacional, a construtora define quais serão os responsáveis – que, portanto, passam a ser os gestores, que serão cobrados e fiscalizados pelos diretores da obra. 

Toda essa cadeia de processos minimiza e evita erros durante a execução da obra, principalmente os que envolvem atrasos e má execução. 

Viu como vale a pena investir em uma construtora que preze pelo controle de obras? 

Agora, precisamos falar sobre outro aspecto importante e que faz a diferença no sucesso do empreendimento: a compatibilização de projetos. Até a próxima!

Paulo Henrique Barbosa
CEO