Construindo um galpão de armazenamento para alimentos

  |   por

Garantir o controle de qualidade de alimentos industrializados e das matérias-primas é o dever mais importante de qualquer empresa no…

Garantir o controle de qualidade de alimentos industrializados e das matérias-primas é o dever mais importante de qualquer empresa no ramo alimentício. A garantia da segurança desses produtos é de fundamental importância para garantir a sua qualidade e durabilidade, prevenir riscos de contaminações e evitar a degradação do estoque.

Além disso, é importante atentar a esses cuidados para se manter em dia com as normas exigidas pela legislação e poder operar normalmente, garantindo a competitividade e a sobrevivência da sua empresa no mercado. Assim como no transporte, o armazenamento deste tipo de produto requer algumas práticas que são fundamentais para otimizar as operações logísticas da empresa, resultando em um melhor aproveitamento dos espaços disponíveis para estocagem, mais agilidade nos processos e reduzindo custos.

Antes de saber mais sobre os galpões na indústria de alimentos, é preciso entender primeiro quais são os tipos de armazenamento de matérias-primas e produtos acabados e suas especificidades.

Tipos de armazenamento

A manutenção dos produtos e ingredientes deve ser feita em um ambiente adequado, que proteja a sua integridade e qualidade. Geralmente esse armazenamento ocorre de três maneiras:

Armazenamento sob congelamento

No congelamento, os produtos são armazenados em uma temperatura igual ou inferior a 0°C. Quanto mais baixa for a temperatura, menor é a chance de alguma ação química ou do crescimento de micróbios que possam danificar o produto, reduzindo significativamente a velocidade de decomposição das comidas. Além disso, a formação de gelo aumenta a concentração das substâncias dissolvidas na água não congelada.

Armazenamento sob refrigeração

Nesse tipo de armazenamento, os alimentos são armazenados em temperaturas entre 0° e 10°C, de acordo com a necessidade do produto. A maior parte dos alimentos alteráveis pode ser armazenada sob refrigeração, durante um tempo limitado específico para cada tipo de produto.

Armazenamento à temperatura ambiente

Os alimentos que não requerem condições especiais de temperatura para serem estocados, podem ser dispostos no galpão de armazenamento à temperatura ambiente. No entanto, é importante observar sempre as especificações do produto e as recomendações dos produtores e fabricantes.

Especificações do galpão de armazenamento

Mesmo sabendo que cada tipo de produto requer condições específicas de armazenamento, é possível identificar algumas especificações comuns instituídas pelo Ministério da Saúde que merecem atenção especial na hora de construir um galpão destinado a armazenar alimentos. Estas medidas são conhecidas como Boas Práticas de Fabricação (BPF), que são regulamentações técnicas que garantem a qualidade da produção desde a matéria-prima até o produto final.

Conheça algumas das práticas mais importantes que, além de ajudá-lo a se organizar logisticamente desde os primeiros passos, vão influenciar diretamente na estrutura que será escolhida para o seu galpão.

Áreas externas do galpão

A área ao redor das construções, que devem ter calçadas na largura de pelo menos 1,0m, precisam ser mantidas sempre livres e limpas, para facilitar a circulação e o controle de pragas. É interessante também que as áreas externas sejam iluminadas com lâmpadas de vapor de sódio, que devem ser instaladas em locais mais afastados das portas para evitar atrair insetos para o prédio e suas entradas. A área do galpão deve ser pensada de modo a facilitar a carga e descarga dos veículos, preservando assim as condições de temperatura e umidade do ambiente requeridas pelo produto.

Áreas internas (edificações)

Antes de tudo, a estrutura escolhida para esse tipo de galpão deve priorizar um ambiente fresco, ventilado e iluminado. É preciso pensar em uma estrutura que facilite a limpeza constante, evitando problemas com infestações. Deve existir também uma área própria e isolada da parte principal do galpão para os produtos recolhidos ou inutilizados.

O teto deve ser isento de possíveis infiltrações, goteiras ou quaisquer respingos, portanto deve-se escolher, na fase de desenvolvimento dos projetos, uma cobertura que elimine esse risco. Ralos internos devem ser evitados ou, pelo menos, sifonados e tampados para evitar a entrada de pragas e maus odores. Atente-se também ao piso do galpão: deve ser construído com material resistente à abrasão e em nível elevado em relação à rua, permitindo o escoamento da água. É importante que o piso seja construído sem inclinação para permitir o empilhamento da mercadoria sem o risco de tombamento.

Além disso, existem alguns outros detalhes importantes em relação à estrutura, como evitar aberturas e bordas entre o teto e as paredes, construir as pias e banheiros separados da áreas de estocagem dos alimentos e portas com abertura máxima de 1,0cm do piso.

Cuidados com a segurança do local também são fundamentais: todas as lâmpadas devem possuir proteção plástica contra possíveis estouros, assim como clarabóias ou outros materiais de vidro devem garantir alguma segurança em caso de quebra.

Atentar às especificações é mais do que apenas cumprir regulamentações técnicas. É garantir o básico para uma boa construção de qualquer tipo de empreendimento: projetos em nível executivo e feitos por profissionais qualificados, boa gestão e coordenação dos projetos, orçamento executivo feito e revisado e um planejamento realizado com todos os seus outputs.

Além disso, o projeto do seu galpão de armazenamento será ainda mais eficiente se estiver alinhado a um bom planejamento logístico, observando fatores como fluxo de estoque, localização do galpão, dimensionamento de área, baias de atracação, arranjo físico, equipamentos para movimentação, entre outras estratégias importantes.

As estruturas de armazenagem, elementos básicos para a paletização e para um uso inteligente do espaço do galpão, precisam também facilitar uma rápida transferência de carga, retendo os veículos de entrega pelo menor tempo possível. Elas geralmente tomam a forma de estantes, berços ou outros dispositivos de sustentação. O que vai determinar o que é mais adequado para sua empresa sempre será o tipo de produto, além do processo e o volume de produção.

Em todas as etapas da construção e da manutenção de um galpão de armazenamento, você precisa garantir serviços e fornecedores de qualidade. A escolha da empresa responsável pela construção do seu galpão definitivamente fará toda a diferença desde os primeiros passos.

 

Atendendo às demandas da indústria alimentícia, a Amplus Construtora cuida de cada etapa da construção do seu galpão, da concepção do projeto à finalização da obra. Conheça mais sobre o nosso jeito de trabalhar clicando aqui. Com total atenção às suas necessidades e um estudo preliminar completo, desenvolvemos a solução ideal para o seu negócio. Faça um orçamento e construa com a melhor!

Alexandre Roger