Acompanhe as novidades e fique por dentro

26
fev

Entenda o que é a compatibilização de projetos e porque ela é tão importante

Para que um projeto arquitetônico seja executado com sucesso, todos os detalhes devem ser observados. Desde a escolha do terreno, até a escolha da construtora, tudo influencia no resultado. A qualidade dos projetos vai depender do comprometimento de todos os membros da equipe, de forma conjunta.

No entanto, por mais que os processos sejam realizados de forma adequada, erros podem acontecer no meio do caminho. O ideal é que esses erros e conflitos sejam corrigidos de forma imediata, antes que se tornem irreversíveis ou passem a representar um prejuízo ao empreendimento.

É nesse contexto que entra a compatibilização de projetos, uma tendência moderna que visa permitir que os empreendimentos sejam desenvolvidos com segurança e confiabilidade. Todos os problemas encontrados devem ser eliminados na base, antes que se tornem uma ameaça real.

A compatibilização de projetos é uma das metodologias de análise de falhas mais eficientes, permitindo que os responsáveis por cada modalidade de projeto acompanhem a forma com que o que foi projetado interage com os outros sistemas, antecipando falhas e aplicando correções.

Nesse artigo vamos explicar tudo sobre a compatibilização de projetos, mostrando de que forma essa metodologia contribui para o sucesso de um empreendimento. Muitas interferências de projetos podem ser diagnosticadas e corrigidas antes que comprometam a execução da obra.

O que é compatibilização de projetos

Uma obra é composta por vários projetos, que se conectam. Um não pode ser analisado sem o outro, uma vez que todos eles juntam formam um resultado bem maior. Por isso deve haver concordância entre eles. Mas como prever e corrigir erros nesses projetos?

É aqui que entra a compatibilização de projetos, que consiste na análise conjunta de vários projetos que estejam relacionados à obra. Aqui, além do projeto arquitetônico, estamos falando de projetos estrutural, hidrossanitário, elétrico, água pluvial, paisagismo, do sistema de ventilação, da impermeabilização e muito mais.

Todas essas partes devem funcionar em harmonia para que a construção seja executada com sucesso. A interferência de projetos indica que um projeto exerce grande influência sobre o outro. Por isso a análise deve ser sempre conjunta. Será que todos os projetos vão funcionar bem quando forem agrupados?

Na maioria das obras, os variados projetos existentes são realizados por projetistas diversos. O resultado é que nem sempre as partes se encaixam corretamente, sendo necessária a compatibilização de projetos. Pense, por exemplo, no projeto estrutural e no projeto arquitetônico.

São necessários conhecimentos distintos para fazer cada um desses projetos. No entanto, as duas partes devem funcionar bem em conjunto, uma vez que a influência de projetos existe. Sem a correta compatibilização, erros podem acontecer durante a execução, gerando transtornos para todos os envolvidos.

Quando os problemas envolvendo a incompatibilidade entre os projetos são verificados apenas durante a execução, a obra para. O trabalho se torna maior, os prazos são estendidos e os custos se elevam. Estamos falando de problemas que poderiam ser facilmente resolvidos caso os projetos fossem analisados de forma conjugada.

Já pensou se no meio da execução se percebe a necessidade de fazer alterações? A construção pode perder até mesmo elementos que já haviam sido edificados, resultando em um grande transtorno.

A compatibilização de projetos nada mais é do que a sobreposição de todos os projetos a serem seguidos durante a execução da obra. Permite a visão macro, com identificação de falhas e pontos que merecem atenção.

Importância

Como você pode ver, a compatibilização de projetos tem uma grande importância no mercado da construção civil. Muitas obras sofrem com problemas que poderiam ser facilmente resolvidos se fossem identificados na fase inicial da execução. Isso porque os projetos nem sempre interagem da forma planejada.

As interferências de projetos podem impactar de forma significativa no resultado da obra. Além disso, erros significam retrabalho, mais custos, mais tempo para a finalização da obra e muita dor de cabeça.

Uma das principais vantagens da aplicação da compatibilização de projetos é a redução de custos, de forma direta e indireta. Com menos erros e problemas durante a fase de execução, a obra pode ser finalizada no tempo certo e sem estourar o orçamento delimitado de forma prévia.

Como ela pode contribuir para a obra

Através da compatibilização de projetos, todos os envolvidos conseguem interagir e avaliar a conexão entre as partes, formando um todo coeso e harmônico. Mas de que forma esse processo contribui para a obra?

  • Redução de custos
    Uma obra repleta de erros durante a sua execução acaba saindo muito mais cara do que o projeto original. Por isso todos os esforços devem estar no sentido de baratear a produção. E nada melhor para economizar do que realizar o projeto sem falhas, sem desvios.
  • Execução dentro do prazo
    O tempo de execução de uma obra está diretamente relacionado com a velocidade em que os processos são desenvolvidos. Uma falha, por menor que seja, tem o poder de fazer com que a obra atrase e até mesmo fique parada.
  • Evita o retrabalho
    Ninguém gosta de trabalhar duas vezes. Quando a construtora não realiza a compatibilização de projetos, muitos erros podem acontecer. Não vale a pena esperar até a prática para reconhecer que os projetos não estão se encaixando como deveriam.

 

É muito mais barato perceber problemas no projeto antes do início da construção!

A Amplus realiza esse serviço sem custo para os seus clientes!

Temos como premissa para iniciar uma obra, a compatibilização de todos os projetos envolvidos, e essa compatibilização é realizada de forma gratuita. Isso porque na Amplus acreditamos na eficiência desse método e na importância para a obra. Dessa forma, nos prevenimos contra custos inesperados e minimizamos muito o risco de atrasos. Por isso, se preocupa com a coerência entre os diversos projetos que compõe uma obra. Somente assim podemos superar as expectativas de nossos clientes e garantir que estejam sempre satisfeitos.

Trata-se de um grande diferencial, colocado à disposição dos clientes para que tenham ainda mais segurança nos serviços oferecidos pela empresa. Conheça mais sobre os nossos métodos e processos!

  • Compartilhe: