Hotel sustentável: 5 motivos para investir nesse tipo de empreendimento

  |   por

As mudanças climáticas gradativas e a crescente preocupação com o esgotamento dos recursos naturais nas últimas décadas, trouxeram à tona…

As mudanças climáticas gradativas e a crescente preocupação com o esgotamento dos recursos naturais nas últimas décadas, trouxeram à tona o desenvolvimento sustentável. Uma nova proposta de solução viável para conciliar o crescimento contínuo das indústrias e grandes centros urbanos com a conservação o planeta. 

Via de regra, o conceito de sustentabilidade chama atenção não apenas para a preservação do meio ambiente, mas também considera a interação existente entre o econômico e o social. Sempre respeitando as múltiplas culturas e comunidades.

É um ideal cada vez mais propagado nos mais diversos mercados, e também é uma tendência definitiva na construção de hotéis. O turismo é um dos principais setores industriais que contribuem para o aquecimento global, e a construção civil, por sua própria natureza, é uma grande utilizadora dos recursos naturais.

Grandes investimentos em empreendimentos hoteleiros são feitos em regiões onde as atrações naturais desempenham um papel importante. Assim, torna o turismo um setor econômico altamente sensível ao clima, envolvendo fatores como agricultura, seguros, transportes e energia.

Ao adotar a proposta de construção sustentável, é possível construir edifícios muito atrativos e minimizar os impactos sociais, ambientais e também econômicos. O custo de operação de um hotel é muito alto, e soluções sustentáveis contribuem para um OPEX* menor, aumentando a rentabilidade do investimento realizado.

* OPEX, sigla derivada do termo Operational Expenditure, refere-se às despesas operacionais, ou seja, o capital utilizado para a manutenção e o melhoramento dos bens da empresa, como imóveis e equipamentos.

Por que investir na construção de um hotel sustentável?

Com a ajuda da gestão ambiental, iniciativas sustentáveis podem ser aplicadas tanto durante a construção do hotel quanto em sua operação. E engana-se quem pensa que todo hotel sustentável é necessariamente simples e rústico: é possível construir empreendimentos modernos e requintados utilizando muito menos recursos e reduzindo bastante a geração de resíduos.

São vários os benefícios de adotar soluções sustentáveis na construção de um empreendimento. Estas vantagens podem ser muito atrativas para quem pretende investir no setor hoteleiro. Confira cada uma delas:

1- Mais que um serviço, uma experiência: nos últimos anos, os serviços de hospedagem vêm lidando com um novo tipo de cliente: os millenials, a geração nascida do início da década de 80 até 1995. Uma característica marcante dos consumidores dessa geração é a busca por produtos e serviços que ofereçam novas experiências ao usuário. Nesse sentido, os hotéis que utilizam da sustentabilidade também em seus serviços, podem oferecer ao cliente muito mais que apenas a hospedagem, possibilitando atividades que estimulem novos aprendizados sobre consciência ambiental ou que envolvam alguma interação com a natureza.

2- Economia na construção e na operação: optar por empreendimentos sustentáveis pode significar uma redução nos custos operacionais do hotel ou mesmo no orçamento da obra. O uso da energia solar ou de outras fontes alternativas como a energia eólica ou hidráulica, por exemplo, possibilita uma economia de até 95% na conta de luz. Apesar de soluções como essas exigirem um investimento inicial mais alto, o retorno não é tão longo e existem linhas de financiamento disponíveis. Algumas medidas, no entanto, podem apresentar resultados em economia ainda na fase de construção, como o uso de materiais alternativos e reciclados, além de soluções de projetos mais inteligentes.

3- Imagem de marca: segundo o Tripadvisor, 25% dos usuários preferem hotéis eco-friendly nos EUA. No Brasil a demanda por hospedagens sustentáveis também está crescendo cada vez mais. Ao investir em práticas ecologicamente corretas, o empreendimento turístico garante visibilidade neste crescente nicho de mercado. Além disso, fortalece a marca construindo uma imagem positiva e responsável para a empresa. Cada vez mais, os consumidores querem consumir de marcas com reputação, que fazem o bem, com um propósito além da lucratividade. Os clientes querem se associar com empresas que os representem, e os hotéis sustentáveis conseguem fidelizar um nicho de mercado, mesmo com um valor de diária um pouco acima de um concorrente sem o mesmo conceito.

4- Ganho em produtividade e eficiência: um dos pilares da sustentabilidade é a responsabilidade social. Isso significa manter um tratamento ético e respeitoso com os funcionários, promover oportunidades para os moradores locais e garantir a diversidade cultural no projeto. Ao criar um ambiente amigável e acolhedor, o hotel alcança um efeito muito positivo na motivação e envolvimento dos colaboradores. E consequentemente, na produtividade da empresa. Isso também se reflete na relação dos colaboradores com os hóspedes e na qualidade dos serviços prestados, aumentando a satisfação daqueles que se hospedam, indicador relevante para qualquer empresa prestadora de serviços.

5- Promover a consciência ambiental: a motivação mais óbvia para escolher esse modelo de construção é também a mais importante. Desenvolver soluções e práticas sustentáveis na rotina da empresa estimula a educação ambiental e social do mercado de turismo como um todo. Propagando, assim, a cultura sustentável não só entre os hóspedes e funcionários do hotel. Mas estimula-se também aos concorrentes, fornecedores e demais stakeholders a adotar cada vez mais uma postura de responsabilidade. Que seja em relação ao meio-ambiente e à realidade econômica-social na qual aquele negócio está inserido.

Adotar práticas sustentáveis na construção de hotéis é, antes de tudo, uma forma de perpetuar o turismo também para as próximas gerações. Uma vez que estes empreendimentos geralmente estão localizados em regiões com ricas paisagens naturais. Ao propor novas soluções para velhos problemas, o setor de hotelaria se mantém dinâmico e evoluindo junto com o mundo, aprimorando os serviços de hospedagem sem deixar de fazer a sua parte para um futuro mais vivo.

A sustentabilidade é um compromisso fundamental entre os nossos valores. Conheça mais sobre o Lagoa Eco Towers, empreendimento hoteleiro construído pela Amplus Construtora, com conceito sustentável, na cidade de Caldas Novas, Goiás. Em cada projeto, buscamos sempre empregar as soluções mais inteligentes e viáveis a nível econômico, social e ambiental. 

Quer construir um hotel sustentável? Entre em contato conosco.

Alexandre Roger