Acompanhe as novidades e fique por dentro

30
jan

Você sabe qual a importância da produtividade e qualidade na alvenaria?

Por Pedro Moreno

A alvenaria é um processo construtivo que comumente sofre com a falta de produtividade, de qualidade, gera retrabalho, desperdícios altos e logo, maiores prejuízos para a empresa. Com este cenário em mente e com o crescimento das tecnologias atuais e da concorrência de mercado, as empresas chegaram à conclusão que além de ser viável financeiramente, um rigoroso processo de produção e controle de qualidade são essenciais para diminuir os gastos e desperdícios durante a obra.  

Com um estudo de produtividade, levantamos alguns parâmetros importantes que atacam diretamente sua produtividade e qualidade no processo construtivo de alvenaria: 

  • Planejamento de execução à longo prazo alinhado à um plano de ataque por pavimento, setores ou divisões dos lugares a serem executados a alvenaria no dia-a-dia da obra. 
  • Dimensionamento e composição da equipe responsável pela execução.
  • Treinamento com a equipe responsável pela execução da alvenaria, frisando o processo de execução (passo a passo) e os aspectos que garantem a qualidade e o aumento da produtividade no processo. 
  • Utilização de ferramentas de qualidade e que trazem maior agilidade ao trabalho. 

 

Com esses parâmetros já é possível ter ganhos substanciais para a empresa e cada vez menos gastos. Adequando essas a mais ideias implementadas que aumentem a produtividade e a qualidade, a empresa ganha o aumento de produção, a redução do tempo de execução, a melhoria da qualidade até mesmo a limpeza e desobstrução dos pontos de fluxo na obra.  

O planejamento pode variar de acordo com os casos distintos de cada obra, e caberá a equipe responsável pelo planejamento e dimensionamento das equipes apresentar as modificações necessárias sempre visando o aumento da qualidade, da produção e a redução de custo. 

  • Compartilhe: