Acompanhe as novidades e fique por dentro

18
jan

Pensando em construir ou reformar? A melhor época para colocar essa ideia em prática é agora!

Por Kelly Miranda

Em obras de construção, existem épocas do ano que podem favorecer ou comprometer não só o prazo de entrega, mas também o custo!

O planejamento de uma construção ou reforma exige cuidado. Não se deve preocupar apenas com a produtividade e alocação de recursos. É de suma importância planejar a execução da obra pensando também nas condições climáticas e atmosféricas do local.

Dentre os fatores naturais que atrapalham o desenvolvimento da obra, a chuva é a maior delas. A fase inicial da construção é a principal afetada. Ela envolve terraplenagem, fundação, concretagem de elementos estruturais e alvenaria, etapas que são realizadas em espaço aberto. Exatamente por isso estão sujeitas aos efeitos das variações climáticas interferem no cronograma e geram perda de serviço já realizado.

O planejamento também leva em conta a estocagem dos materiais utilizados na obra. Itens como cimento, areia e blocos cerâmicos são sensíveis à umidade, por isso a preocupação com eles deve ser redobrada. Todos esses aspectos devem ser analisados para definir o momento certo e as condições ideais para o início da obra.

Utilizando Goiânia como exemplo, montamos um gráfico com a média de chuva e temperatura mensal dos últimos 10 anos. Assim, você pode observar como ocorreu a sazonalidade de chuvas entre 2006 e 2016.

Gráfico com a precipitação e temperatura média em Goiânia durante 10 anos (Amplus Construtora)
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)

De posse dessa informação, podemos observar que o melhor período para começar a construção é a partir do mês de abril, onde as chuvas tendem a diminuir e as condições de trabalho passam a ser mais favoráveis. É importante ressaltar que a velocidade da construção também deve ser considerada, pois nada adianta começar a obra em ritmo lento em agosto, já que quando o período de chuva começar a obra será diretamente afetada.

Mas se não estamos na época ideal do ano para construir, o que fazer nesses meses de chuva?

Para quem está pensando em reformar e construir, o ideal é utilizar os meses chuvosos (principalmente no início do ano) para organizar toda a documentação legal da obra. O período também é importante para investir em projetos e no orçamento e planejamento. Para te ajudar com isso nós já fizemos um texto com algumas dicas para a elaboração de uma EAP, que é a base para o orçamento e planejamento da obra. Também levantamos os principais benefícios de um projeto bem elaborado, uma vez que com mais tempo a coordenação pode ser mais eficiente e existe a possibilidade de mais revisões antes do início da obra.

Aproveitar este período para pesquisas de preços e compra de materiais é uma boa forma de gerar economia. Assim, você estará preparado para iniciar sua obra quando as chuvas diminuírem. Com isso otimizará seu tempo, já que os materiais para serviços iniciais estarão comprados e a obra estará pronta para começar.

A melhor opção é sempre contratar um profissional experiente. Essa pessoa pode te ajudar a fazer uma grande economia através de um bom gerenciamento e aproveitamento de recursos.

Aproveite a época e faça um orçamento com a gente! A Amplus Construtora conta com os melhores profissionais e soluções inteligentes para sua obra.

 

  • Compartilhe: