Madeira Engenheirada: tecnologia construtiva

interior de uma cozinha do apartamento feito em madeira engenheirada

  |   por

Se você é antenado nas novidades da construção civil, provavelmente já ouviu falar sobre a madeira engenheirada. Por ser uma técnica construtiva inovadora, sustentável…

Se você é antenado nas novidades da construção civil, provavelmente já ouviu falar sobre a madeira engenheirada. Por ser uma técnica construtiva inovadora, sustentável e pré-fabricada, ela tem chamado bastante a atenção do mundo da construção e da arquitetura. 

A madeira está nos proporcionando novos caminhos para buscar uma arquitetura racional, que facilitará projetos e execução. Sendo assim, com o objetivo de esclarecer suas dúvidas, no blog de hoje vamos falar sobre o que é a madeira engenheirada e quais são suas principais vantagens. Acompanhe até o final.  

O que é a madeira engenheirada?

casa vista de cima, sendo construída com madeira engenheirada.
Fonte: Unsplash

A madeira engenheirada é aquela processada industrialmente e transformada em um material fabricado de ótima propriedade construtiva. O objetivo principal dessa industrialização é otimizar seu desempenho no uso de construções. Pensando nisso, ela pode passar por diversos processos, resultando em diferentes tipos de madeira.

De acordo com o Centro de Tecnologias de Edificações (CTE), os tipos de madeira engenheirada mais conhecidos para a construção civil é a CLT (madeira lâmina cruzada ou Cross Lamineted Timber) e a MLC (madeira lamelada colada, Glue Laminated Timber ou Glulam).  

Em uma entrevista, o professor Carlito Calil Junior, da Escola de Engenharia da USP explica a diferença entre os dois tipos de madeira: 

  • CLT: são os painéis estruturais constituídos de várias camadas de lâminas montadas de maneira cruzada, coladas nas faces largas e, algumas vezes, nas faces estreitas. É um painel estrutural com um mínimo de três camadas de lâminas colocadas de maneira perpendicular umas às outras. Geralmente, ele é fabricado em painéis de grandes dimensões, sendo utilizado em paredes, pisos e forros de casas de madeiras pré-fabricadas. 
  • MLC: é usada para fins estruturais na forma de madeira reconstituída em processo industrializado de fabricação. Além disso, ela é composta por lâminas de dimensões reduzidas se comparadas às da peça final, coladas umas às outras e dispostas com as fibras paralelas ao eixo longitudinal dessa peça. Ela é fabricada para o uso em vigas e colunas.

Vantagens do uso da madeira engenheirada

Mais versátil que o aço e o concreto: por apresentar propriedades que permitem a fácil manipulação do material, ganha-se uma maior liberdade criativa em desenhos e formas para os projetos de arquitetura 

Construção leve: a construção em madeira seca possui 1/5 do peso do concreto. Além disso, facilita o içamento de peças e torna a construção muito mais ágil e segura.

Sustentável: é uma matéria-prima renovável e de produção sustentada nas florestas (nativas ou plantadas) brasileiras. Além disso, a madeira captura gás carbônico, ao invés de emiti-lo, como é o caso de outros materiais da construção civil. 

Vale a pena construir usando essa técnica?

A princípio, é importante lembrar que a madeira engenheirada  ainda é uma novidade no Brasil. Entretanto, já existem empresas adotando não só essa técnica, como também alguns sistemas construtivos que possuem a madeira como principal material, como é o caso do Wood Frame.   

Quando o assunto é custo benefício, fica complicado observar apenas o metro cúbico como ponto decisivo do valor do investimento. Além dos orçamentos de obra, é importante analisar os custos indiretos que podem ser otimizados, tornando o custo final geral equivalente ou até menor que em outros tipos de construções.  

Dessa forma, é só uma questão de tempo até que essa técnica se popularize por aqui. Pensando nisso, vale a pena começar a fazer planos que incluam a madeira engenheirada na construção, pois além de ser uma escolha de inúmeras vantagens, ela pode ser a opção mais viável para o futuro.  

Possui interesse em entender mais sobre esse assunto? Entre em contato com a gente! Aqui na Amplus construímos de forma responsável, evolutiva e inovadora, estamos abertos para ouvir suas dúvidas e ideias sobre projetos de construção. Esperamos por você!