Acompanhe as novidades e fique por dentro

9
jul

Meio ambiente e sustentabilidade

Por Paulo Henrique Barbosa

No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente o debate sobre a importância da preservação ambiental ganha ainda mais destaque. De maneira geral a sociedade tem papel indispensável na adoção de práticas sustentáveis. Um dos segmentos que mais se destacam nesse sentido é o da construção civil. Independente da dimensão do projeto, seja a reforma de uma laje corporativa, a construção de um galpão industrial, um prédio comercial ou uma edificação residencial, deve-se adotar práticas que gerem o menor impacto possível no meio em que esta inserido o empreendimento.

Atento à importância do desenvolvimento sustentável, esse setor tem aplicado diversas práticas em consonância com o tema.  Empresas sérias e preocupadas com o meio ambiente têm buscado alternativas que auxiliem na redução do consumo de materiais, energia e resíduos gerados. Dessa forma os impactos ambientais provocados pelas obras são minimizados.

O controle de resíduos gerados com reciclagem, reaproveitamento com usos secundários e a compostagem (técnica que reaproveita os resíduos orgânicos) são algumas das práticas sustentáveis aplicadas nos canteiros de obras. Além disso, existem alternativas para a redução do consumo de energia. Uma delas é a preferência pela iluminação natural com uma arquitetura inteligente.

Cabe destacar que a sustentabilidade é sustentada obrigatoriamente por três pilares: preservação ambiental, apoio social e viabilidade financeira. Portanto é de interesse de todos ter um projeto sustentável, do empreendedor aos usuários. Trata-se de um processo contínuo e que precisa ser consistente com os valores definidos pelas empresas do ramo da construção civil.

Assim, é fundamental que seja feito um planejamento estratégico prévio, observando as especificidades de cada obra. Todas as ações adotadas devem ser economicamente viáveis e de fácil adesão, não só pelas empresas e seus colaboradores, mas também pela sociedade como um todo.

O ideal é que a sustentabilidade seja um valor da empresa que irá executar a obra e que esteja impregnada em todos os processos da construtora. A Amplus Construtora tem obras em Goiânia, Jataí, Caldas Novas, Aparecida de Goiânia e Ceres, de tipologias diferentes: restaurantes, uma edificação hoteleira, galpões industriais, clínicas médias, edificações comerciais e residenciais, além de casas de alto padrão e em todas elas a preocupação com o meio ambiente e adoção de soluções inteligentes e personalizadas são adotas, isso é um processo interno e é o que diferencia a Amplus das outras empresas do mercado.

  • Compartilhe: