Método 5S: como implantar em uma construtora?

capacetes de obra organizados

  |   por

Você conhece o método 5S? Sistematizar uma empresa é uma tarefa que exige várias etapas de otimização e estratégia. Sendo…

Você conhece o método 5S? Sistematizar uma empresa é uma tarefa que exige várias etapas de otimização e estratégia. Sendo assim, o método 5S tem sido bastante utilizado como uma forma de controlar a qualidade do local de trabalho e também dos funcionários. Pensando nisso, hoje vamos explicar de forma prática o que é, como aplicar e nossa experiência com a implantação do 5S na Amplus. Acompanhe até o final. 

O que é o método 5S?

O método 5S foi criado por Kaoru Ishikawa, em 1950 no Japão, após a 2ª Guerra Mundial. A princípio, essa é uma metodologia de gestão da qualidade que tem como objetivo promover a disciplina nas empresas. Tudo isso, através da consciência e responsabilidade de todos, para que o ambiente de trabalho se torne agradável, seguro e produtivo. (ARENA et. al, 2011

Originalmente, o método 5S recebeu esse nome por se referir à 5 palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. Para facilitar a implantação no Brasil, ele foi traduzido para os “5 sensos”, que são: Senso de utilização, Senso de organização, Senso de limpeza, Senso de melhoria e higiene e Senso de autodisciplina. 

gráfico de com o significado de cada S que constitui o método 5S
Fonte: Google imagens

1º senso: SEIRI (UTILIZAÇÃO) 

É essencial separar, classificar e descartar os objetos de acordo com sua utilidade dentro do ambiente em que ele está inserido. Isso garante que não haja o acúmulo de objetos inúteis e que podem desorganizar o ambiente. 

2º senso: SEITON (ORGANIZAÇÃO) 

Cada objeto ou documento precisa ter seu devido local, para que qualquer pessoa consiga localizá-lo facilmente, evitando o desperdício de tempo. Tudo deve estar sempre disponível em um espaço definido de estocagem e próximo do local de uso. 

3º senso: SEISOU (LIMPEZA) 

O ambiente de trabalho precisa estar limpo, evitando qualquer tipo de sujeira, o que ajuda a garantir a manutenção de equipamentos e a saúde dos colaboradores. O grande segredo desse senso é não sujar, evitando retrabalhos com um processo sistemático de limpeza. 

4º senso: SEIKETSU (SAÚDE E HIGIENE) 

Esse senso possui algumas outras nomenclaturas de tradução, como de melhoria contínua e de padronização. Isso porque ele preza pela criação de processos e sistemas que possam garantir a manutenibilidade e a melhoria contínua de padrões de higiene e limpeza, além da saúde física e mental, com o intuito de estimular a adesão dos colaboradores para ter uma melhor qualidade de vida. 

5º senso: SEITON (AUTODISCIPLINA) 

Esse último senso é o objetivo final a ser conquistado pelo método 5S, em que toda a organização já aderiu aos pensamentos de organização e limpeza e aplica esses ideais em todos os aspectos de sua vida. A consolidação deste senso determina que a mudança de valores está disseminada e enraizada em toda organização. 

7 passos para implantar o método 5S em uma construtora

Recentemente, começamos a implantação do método 5S aqui na Amplus. Por isso, pensamos que seria uma boa ideia compartilhar o passo a passo da implantação e mostrar alguns resultados.  

Passo 1 – Entender as etapas de implantação 

É recomendado divulgar a introdução do 5S em duas etapas: agir e ser. A primeira é baseada nos primeiros “3 sensos”, já que são mais diretos e práticos, facilitando a execução por parte dos times. Essa etapa pode durar entre 1 a 2 anos. Em seguida, já é possível começar a entender se os dois últimos sensos podem ser absorvidos organicamente pela empresa, analisando se a autodisciplina está sendo efetiva. 

Passo 2 – Definir um time de implantação 

Esse time (obra e escritório) serão responsáveis por divulgar os ideais do método 5S e ajudarão os demais colaboradores a conquistar os objetivos de cada senso. É importante ressaltar que toda a organização é responsável pelo sucesso dessa implantação, esse time possui a função de facilitar essa jornada. 

Passo 3 – Conscientização 

É necessário explicar os conceitos do 5S para todos os envolvidos na empresa, de forma que eles entendam a importância dessa metodologia e adotem essa responsabilidade de fazer sua parte na organização e limpeza. 

Passo 4 – Promoção e treinamentos 

Eventos de divulgação como palestras e webinars podem ser feitos para reforçar o pensamento do 5S na empresa. É necessário ter uma maior atenção com as obras, onde a comunicação pode ser mais dispendiosa, pela quantidade de colaboradores envolvidos. Isso pode ser solucionado com um bom plano de treinamentos práticos de como manter o canteiro limpo e organizado.

Passo 5 – Padronização Inicial  

Para facilitar a implantação, é desejável que alguns processos de organização e limpeza sejam definidos, para que o comprometimento seja garantido. Rotinas de limpeza, padronização de pastas e o uso de etiquetas para definir os locais de armazenamento facilitam o atingimento desse objetivo. 

Passo 6 – Monitoramento  

Os processos que foram definidos precisam ser monitorados para garantir que o que foi definido está sendo feito. Podem ser criados check-lists de verificação com os itens exatos que precisam ser acompanhados. Isso facilita a análise de eficiência do método e possibilita a elaboração de relatórios que analisam a qualidade do clima organizacional. 

Passo 7 – Melhoria contínua  

A fase final é entender o que está funcionando ou não no processo do 5S para que cada vez mais os processos estejam otimizados para que os colaboradores continuem envolvidos no processo. A partir disso, novos padrões podem ser implementados para garantir uma boa qualidade de vida para todos. 

Antes e depois do escritório da Amplus

Antes

Depois

escritório da Amplus antes da implantação do método 5S
escritório da Amplus depois da implantação do método 5S
escritório da Amplus antes
escritório da Amplus depois
escritório da Amplus antes da implantação do método 5S
escritório da Amplus depois da implantação do método 5S

Quer saber mais sobre o processo de implantação do método 5S? Entre em contato com a gente. A qualidade da Amplus vai muito além da construção de galpões, hospitais e prédios comerciais, estamos sempre inovando e evoluindo em todas as áreas, seja na obra ou no escritório. 

Autor do texto: Felipe Traguetto – Departamento de Qualidade  

Coautora: Sarah Vieira – Departamento de Marketing