Como saber se a minha obra é considerada uma obra complexa?

Como saber se a minha obra é considerada uma obra complexa

 

Uma obra complexa envolve diversas necessidades, mas a principal delas é uma equipe especializada para a operação. Se você deseja saber se sua obra é considerada complexa, confira o artigo completo e aprenda as principais necessidades deste modelo de projetos.

A construção de um novo projeto é sempre um desafio para as equipes de planejamento e também de execução. Agora, já imaginou se for uma obra complexa? O que pode mudar? Se você ainda não sabe identificar estes projetos, confira o artigo de hoje e descubra os detalhes.

Para colocar qualquer planejamento em prática, são necessárias diversas etapas e também equipes diferentes. Entre elas, engenheiros, arquitetos e mestre de obras qualificados e capazes de lidar com qualquer nível de complexidade. Quanto mais complexo, diferente e desafiador é o projeto, maior será a exigência na organização, planejamento e controle da execução.

De modo a garantir resultados satisfatórios, hoje já existem diversas tecnologias que podem colaborar para um gerenciamento eficiente e inteligente das obras, como BIM e Lean Construction.

Com o crescimento acelerado das cidades, a infraestrutura e a complexidade das obras também vêm aumentando exponencialmente. Conforme uma pesquisa divulgada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon-SP), o mercado da construção civil deve apresentar um crescimento de 3,5% em 2021, quando comparado com 2020.

Estes avanços do mercado apenas reforçam uma necessidade exigida há anos, os profissionais e as empresas devem se qualificar cada vez mais. Desta maneira, quando surgirem obras complexas, as equipes estarão prontas para executá-las.

O que é uma obra complexa?

Mas afinal, o que é uma obra complexa? Considerando os vários níveis de trabalho que existem hoje na construção civil, uma obra complexa é aquela que mais desafia os profissionais no momento de sua execução. Nestes casos, as equipes mais exigidas são formadas por operários. Isso porque, em uma obra complexa, geralmente, são realizadas intervenções de larga escala, como em pontos altos ou muito profundos.

Para simplificar, vamos imaginar a construção de um grande prédio residencial no centro da cidade. Considerando o tamanho do edifício, certamente terá um projeto e também uma execução que irá exigir um trabalho bem mais complexo. Desde a criação de um planejamento bem detalhado (de modo a evitar falhas), até uma gigantesca escavação que se tornará a base do prédio.

O desenvolvimento de acessos, estruturação de pilares, grandes pavimentações e instalações em locais muito altos também são algumas atividades que podem ser consideradas de alto risco e, claro, de um custo muito mais elevado também. Apesar da dificuldade apresentada, estes são pequenos ou grandes projetos que podem ser considerados obras complexas.

Quais são as necessidades dessas obras?

O primeiro passo é entender se as equipes disponíveis são especializadas nas necessidades exigidas pelo projeto apresentado. Isso porque, para executar uma obra complexa é essencial uma gestão muito qualificada, visto que as etapas contarão com ferramentas, maquinários e ações específicas.

De acordo com esse nível de complexidade já analisado, a equipe responsável pelo projeto deve considerar alguns pontos e deixá-los alinhados com o cliente final:

  • Tempo de execução: qual foi o prazo de entrega previsto para esta obra? Talvez seja necessário fazer alguns ajustes, utilizando métodos para contabilizar as horas trabalhadas em cada etapa. O Lean Construction é muito indicado para eliminar atividades, otimizar o tempo e reduzir os custos.
  • Equipamentos especializados: os engenheiros e mestres de obras responsáveis pela execução do projeto devem fazer uma pesquisa de mercado e considerar quais são as ferramentas e equipamentos especializados para obras complexas. A identificação de fornecedores também está sob a responsabilidade deste time. A gestão e a área financeira devem estar conectadas com estas decisões.
  • Recursos financeiros: A questão das finanças também deve ser levada muito a sério nesta categoria de obra. Por envolver projetos mais específicos e demorados, provavelmente, o custo para execução também será elevado. É essencial que uma equipe seja responsável pela gestão de custos, controlando cada etapa e os valores envolvidos.
  • Mão de obra qualificada: da mesma maneira que você precisará de equipamentos especiais, a execução de uma obra complexa também exige profissionais qualificados. Muitas vezes, essa equipe vai acabar custando um pouco mais do que os outros operários, porém, o valor é justificado pelo tamanho da entrega a ser realizada.
  • Cronograma bem definido: uma grande e complexa obra só poderá ser executada se for muito bem organizada. Desta maneira, defina um cronograma com cada etapa que deve ser realizada, assim como, quais serão as equipes responsáveis por cada momento. A melhor opção é fragmentar o grande projeto em pequenas tarefas. Assim, ao finalizar uma etapa, a equipe estará pronta para a próxima.
  • Fiscalização constante: as diversas etapas e o planejamento detalhado de uma obra complexa podem assustar e, até mesmo, gerar algumas dificuldades para os operários. Por isso, é essencial que a equipe responsável esteja constantemente no canteiro de obras realizando uma fiscalização e, muitas vezes, correções na operação.

Para realizar o planejamento, gestão, execução, fiscalização, acabamentos e entrega de uma obra complexa é necessário que todas as equipes estejam alinhadas sobre os pontos citados acima. Além disso, os gestores devem ficar atentos ao capital humano. Visto que as expectativas e necessidades da obra são esclarecidas aos operários, o trabalho de toda a equipe terá muito mais sentido e eficiência.

Após conferir tantos detalhes sobre uma obra complexa, faça uma rápida análise sobre os projetos que a sua empresa e sua equipe estão executando ou precisam executar. Algumas perguntas podem auxiliar:

  • Esta obra envolve altos custos?
  • O projeto exige intervenções de larga escala?
  • É necessária uma equipe ou ferramentas especializadas?
  • Precisará ser entregue em um tempo curto? 

Se todas as respostas forem “sim”, provavelmente você está lidando com uma obra complexa e nem sabia disso. Por isso, para evitar problemas na gestão, atrasos e até mesmo custos extras nesta obra, considere a contratação de uma empresa especializada para a execução do projeto.

A Amplus Construtora tem mais de 30 anos de histórico familiar no mercado da construção civil. Presente em três capitais brasileiras, nosso trabalho é baseado na inovação tecnológica, governança corporativa, valorização de pessoas e uma gestão muito eficaz, inteligente e personalizada para cada cliente.

Conheça o nosso trabalho e converse com a nossa equipe para avaliar se o seu projeto é uma obra complexa e como podemos te ajudar com ele.