Orçamento: quanto custa construir um imóvel comercial e qual será o meu retorno?

  |   por

As primeiras preocupações de quem procura investir na construção de imóveis comerciais giram exatamente em torno das questões financeiras: quanto…

As primeiras preocupações de quem procura investir na construção de imóveis comerciais giram exatamente em torno das questões financeiras: quanto custará a obra? quanto terei de retorno? quanto tempo levará até cobrir o investimento? vale a pena? É para responder essas perguntas cruciais que servem os estudos econômico-financeiros.

Durante a concepção do projeto – nos estudos de massa, primeiros layouts – mais do que um simples orçamento dos custos da obra, esse planejamento completo determinará a viabilidade financeira do negócio, afinal, o empreendimento só terá viabilidade técnica, se primeiro mostrar-se viável financeiramente.

Através desses estudos, reduzimos os custos e aproveitamos o tempo e recursos disponíveis da melhor maneira possível. A construção implica um investimento considerável e espera-se um retorno à altura do investimento e risco, então quanto mais detalhados e bem pensados forem os estudos, mais o orçamento se aproximará do custo real, mitigando prejuízos e antevendo o desempenho financeiro do empreendimento.

E, para além das questões orçamentárias, o estudo de viabilidade busca projetar receitas, o período de maturação do imóvel, inadimplência e a valorização do ativo e dos contratos. No estudo de viabilidade, geralmente consideramos todas as opções de métodos construtivos mais adequados às condições técnicas, geográficas e humanas disponíveis.

Saiba um pouco mais sobre os estudos preliminares entendendo cada uma de suas etapas:

Análise das características

Nessa etapa inicial do estudo de viabilidade e orçamento da obra – que corresponde ao maior custo envolvido no negócio – todas as especificidades do empreendimento são pensadas e analisadas, como o local de acesso à entrada, fluxo de funcionamento da operação e dimensionamento de espaços técnicos, além de aspectos importantes para a execução da obra, como o espaço de armazenamento de materiais, segurança, a disponibilidade de água e energia e outras peculiaridades de cada projeto.

Levantamento de quantitativos

Essa etapa é uma das mais importantes na elaboração de todo o estudo preliminar, pois serão quantificadas todas as atividades necessárias para a execução do empreendimento. Nessa etapa calcula-se as áreas e volumes da obra, é feita a consulta às tabelas de engenharia e tabulação de números, etc.

Composição de custos unitários

Quando a construtora ou empresa responsável pelo estudo, possui as composição de custos dos serviços que serão executados naquele empreendimento, já conseguimos orçar o custo da obra com maior assertividade, a partir da montagem do custo direto de cada serviço executado e considerando os índices de produtividade de mão de obra. Os insumos materiais e todos os equipamentos necessários também são levados em conta.

Aplicação do BDI

O BDI (bonificação e despesas indiretas) é uma taxa adicionada ao custo da obra referente às despesas indiretas na execução dos serviços pela construtora. Considera-se nessa taxa também o risco de volatilidade no custo final da obra e o lucro da construtora, ajudando a compor o preço de venda adequado levando em conta esses valores.

Feito isso, tem-se o custo final projetado para a obra que, se bem feito, diminui muito o risco do negócio, podendo finalizar as projeções financeiras com segurança e confiança nos números.

Após cada uma dessas etapas, a decisão de construção do empreendimento é finalmente avaliada sob a ótica da relação custo-benefício. Tendo uma estimativa do valor fornecido por esses estudos, é possível acompanhar o projeto para garantir o cumprimento do orçamento a fim de manter a análise de viabilidade realizada antes da execução.

Imprevistos como atrasos, gastos extras ou necessidades que não foram previstas podem acontecer e comprometer toda a continuidade da sua obra. Por isso, é de fundamental importância escolher uma construtora responsável para que o projeto seja cumprido à risca.

Com a Amplus Construtora você tem transparência absoluta, acompanhando de perto cada uma das etapas de execução do seu projeto. Além disso, você conta com uma consultoria na captação de recursos e uma gestão de projetos excelente com o processo BIM, garantindo controle absoluto sobre cada decisão no decorrer da obra.

Saiba mais sobre como desenvolvemos os nossos projetos e faça um orçamento com a gente.

Alexandre Roger