Acompanhe as novidades e fique por dentro

23
out

Os benefícios de um projeto bem elaborado

Por Kelly Miranda

Você sabe a importância de um bom projeto?

Um bom projeto não pode ser definido somente pela qualidade visual. Também devem ser levados em consideração diversos aspectos como a execução em obra, a manutenção do sistema, a compatibilização com os outros projetos da mesma obra e, principalmente, a utilização do usuário.

De acordo com a norma de desempenho NBR 15575/2013, além do uso a edificação também deve atender critérios como a durabilidade dos sistemas, manutenibilidade e conforto dos usuários. E para atender a todos esses requisitos, as demandas e necessidades devem ser pensadas antes de todo o processo construtivo.

No ciclo de vida de um empreendimento o projeto custa pouco frente à sua capacidade de influenciar na produtividade, facilitando o processo de construção. Ainda assim, algumas empresas e/ou clientes finais não valorizam o seu processo de elaboração. Como resultado, são gerados projetos mal executados, realizados num curto espaço de tempo e sem considerar os demais projetistas.

Isso acaba gerando inúmeros problemas como a falta de compatibilização com os demais subsistemas. Devido a isso, são gerados diversos impactos durante a construção sendo preciso adotar medidas emergenciais, que podem apresentar custos elevados. Além disso, os custos de manutenção também acabam aumentando, e a durabilidade é prejudicada.

O impacto da influência de projetos mal executados é proporcional a sua repetitividade na execução. Projetos de instalações em apartamentos tipos, por exemplo, devem ser constantemente revisados, uma vez que o problema pode ser replicado nos demais pavimentos.

Outro ponto importante a se ressaltar é que um projeto bem feito aumenta muito a assertividade de um orçamento. Isso proporciona para a construtora uma oportunidade de redução de custos na proposta para o cliente final. Em muitos casos, a economia no orçamento é até maior do que o preço de execução do projeto.

 

Lembre-se: Um bom projeto é aquele que atende às solicitações dos usuários, e não aquele em que o usuário que deve se adaptar a ele.

  • Compartilhe: