Por que investir em um bairro planejado?

imagem de bairros planejados de barcelona

  |   por

Vale a pena investir em um bairro planejado? Recentemente falamos aqui no blog sobre o que são os bairros planejados e sua tendência…

imagem vista de cima de um bairro planejado para incentivar quem for investir em um bairro planejado
Fonte: Unsplash

Vale a pena investir em um bairro planejado? Recentemente falamos aqui no blog sobre o que são os bairros planejados e sua tendência no mercado. Mas afinal, qual a diferença dos bairros planejados para os bairros que não são planejados? Hoje essa será nossa pauta principal, analisando alguns pontos de vantagens que podem ser um grande diferencial no setor imobiliário. Então, acompanhe até o final e fique por dentro de todos os detalhes sobre a grande vantagem de investir em bairros planejados. 

Vantagens de um bairro planejado

Primeiramente, já sabemos que um bairro planejado é um bairro para atender às necessidades dos seus moradores, tendo como protagonista as pessoas e a qualidade de vida das mesmas. Por ser um local pensado para atender seu público, esse tipo de projeto pode oferecer diversas vantagens que são um verdadeiro diferencial quando comparamos com os bairros não planejados. Alguns dos prós desse investimento são: 

Localização diferenciada

Diferente dos bairros comuns, os bairros planejados são pensados de forma estratégica para atender todos os seus moradores. Sendo assim, a localização é um fator de grande importância. Em construções desse tipo é fácil ter acesso a comércios e serviços, facilitando a rotina dos moradores.  

Além disso, existem muitas cidades que possuem diversos espaços que são vetores de crescimento e desenvolvimento, disponibilizando localizações estratégicas para a construção de bairros planejados, como por exemplo a cidade de Sinop (MT) e a região metropolitana de Goiânia (GO). 

Infraestrutura de qualidade

Os bairros planejados se destacam por sua estrutura completa. Rede de água, esgoto, energia elétrica, paisagismo, vias 100% asfaltadas e mobiliário urbano são itens que caracterizam esses bairros. Além disso, possuem espaços destinados ao lazer, áreas verdes, comércio e serviços.  Ou seja, pode ser uma alternativa interessante tanto para quem quer morar bem, como para quem tem a intenção de investir em um local com grande potencial de crescimento e valorização.  

Variedade no lazer

A variedade das áreas de lazer é um grande diferencial dos bairros planejados. É comum que você encontre quadras para diversos tipos de esportes, academias, trilhas para corridas e caminhadas, playgrounds, espaços para pet, ciclovias, lago artificial, entre outros espaços coletivos projetados para proporcionar um aumento da qualidade de vida dos moradores. 

Oportunidades de negócio

Além de espaços para moradia e lazer, esse tipo de bairro é planejado com locais específicos para abertura de negócios como supermercados, bares, escolas, farmácias, restaurantes, padarias, salões de beleza, pet shops, barbearias, etc.  Dessa forma, contribui com a facilidade de acesso a uma grande variedade de serviços, além de ser uma grande vantagem para os donos dos negócios. 

Mais sustentabilidade

Por ser um projeto pensado do zero, existe uma forte preocupação com a sustentabilidade do bairro. Por isso, em geral, durante a sua construção são usados materiais sustentáveis e há otimização dos recursos naturais e um incentivo ao consumo consciente de água e energia. Além disso, são planejadas áreas verdes, favorecendo o contato com a natureza e aumentando a qualidade de vida e bem-estar. 

Melhor convivência

Um dos pontos positivos mais interessantes de morar em um bairro planejado pode ser a sensação de pertencimento a uma comunidade. Tudo ao redor é pensado para facilitar a interação social entre os moradores, especialmente os lugares compartilhados de lazer. Assim, crianças e adultos são estimulados a fazerem novas amizades e vínculos importantes. 

Por que investir em um bairro planejado?

A maior vantagem de um bairro planejado é reunir praticamente tudo que as pessoas precisam para viver de forma mais confortável e tranquila em um só lugar. No momento em que estamos, uma das preocupações principais da população como um todo é uma forma de vida com bem-estar, menos estresse com veículos e barulho, menos consumo e mais tempo para si. Por isso, a ideia de um bairro planejado pode ser um grande diferencial para as cidades.  

Além disso, é um mercado em crescimento no Brasil (aqui você pode ter acesso a alguns exemplos de bairros planejados que já existem em nosso país), que promete um ótimo retorno a longo prazo e um crescimento e valorização do investimento.  

Existe um longo caminho entre o planejamento e um bairro planejado finalizado. Por isso, você precisará de uma equipe multidisciplinar que tome frente da construção. Caso tenha interesse em conversar sobre a viabilidade e possibilidades de uma construção como essa ou de outros tipos como galpões, hospitais ou prédios comerciais, basta entrar em contato com a gente. A equipe da Amplus pode te ajudar a escolher e traçar os melhores caminhos para seu investimento. Aguardamos seu contato!