Acompanhe as novidades e fique por dentro

4
dez

Saiba as diferenças entre incorporadora e construtora

Por Jhonata Belchior

Apesar de serem conceitos presentes no dia a dia, muitas vezes não há clareza sobre a distinção entre esses dois tipos de empresa.

O que faz uma incorporadora?

Incorporadora imobiliária é a responsável por articular um novo empreendimento. É função dela desenvolver uma ideia até o nível em que possa ser executada a obra e depois cuidar da comercialização da mesma. Para isso ela faz estudos de viabilidade, adquire um terreno, elabora todos os projetos, garante a qualidade da construção e monta uma equipe de vendas. Além disso, ela também é responsável pelo empreendimento após a entrega.

Certo, agora que foi definido qual a função de uma incorporadora, onde entra a construtora?

A construtora é uma prestadora de serviços com o objetivo de promover a execução física do empreendimento. Ela tem a obrigação de executar a obra nos prazos estabelecidos e também garantir sempre a conformidade dos projetos com as normas vigentes. A construtora assume os riscos inerentes a execução da obra dentro do orçamento previsto em contrato, porém os riscos referentes a venda do empreendimento recaem apenas sobre a incorporadora.

Vamos agora a um exemplo prático dessa diferença:

Veja só o Lagoa Eco Towers:

Esse empreendimento está sendo construído pela Amplus, mas a incorporação foi feita pela nossa parceira Lagoa Quente HJR Incorporações. A Lagoa Quente é proprietária do terreno, fez todos os estudos de viabilidade, projetos e cuida da sua comercialização. Já a Amplus foi contratada a execução de toda a obra.

Entendeu agora como são diferentes (porém muito ligados) os conceitos de incorporação imobiliária e construção?

  • Compartilhe: