Rastreabilidade do concreto: o que é e como aplicar na sua obra

rastreabilidade-concreto-blog

  |   por

O concreto é o material mais utilizado nos canteiros de obra. Garantir sua qualidade é aumentar a qualidade do empreendimento…

O concreto é o material mais utilizado nos canteiros de obra. Garantir sua qualidade é aumentar a qualidade do empreendimento num geral, seja ele um  galpão, hospital,  hotel ou  qualquer outra tipologia construtiva. Por isso, a rastreabilidade do concreto é tão importante na construção civil.

Para entender a importância da rastreabilidade do concreto, primeiro precisamos conhecer o nosso objeto de estudo. Esse material, indispensável na engenharia civil, é o produto final da mistura entre água, aglomerante (cimento), agregados miúdos (areia), agregados graúdos (brita ou seixos rolados) e, eventualmente, aditivos e adições.

Saiba mais sobre a análise financeira para investimento imobiliário voltado para renda.

Logo, a resistência e durabilidade do concreto dependem, diretamente, do fator água x cimento, das características dos materiais utilizados em sua produção e de todo o controle tecnológico realizado durante o processo. A partir da análise desses fatores, o concreto pode ser classificado de acordo com alguns critérios, como resistência, densidade, forma de produção e finalidade.

O controle da qualidade do concreto pode garantir muitos benefícios para as construtoras. Por exemplo, ele aumenta a resistência à compressão, trabalhabilidade, adaptação a qualquer tipo de forma, facilidade de execução e durabilidade.

O processo de rastreabilidade do concreto

A rastreabilidade do concreto consiste no processo de, literalmente, rastrear o concreto de cada caminhão que é despejado na obra. O objetivo é identificar as matérias-primas, insumos, materiais ou componentes de determinado produto ou serviço utilizado na produção do concreto.

Tudo é controlado a partir de uma planilha de rastreabilidade de concreto e de uma planta simplificada, que deve incluir a região ou os elementos que serão concretados. É necessário que seja marcado, tanto na planilha, quanto na planta, os detalhes do caminhão que ofereceu o concreto e a localização que foi despejado. A seguir, temos um exemplo desses controles na obra de um Hospital que estamos executando em Goiânia-GO.

planilha-concretagem

Imagem: Planilha para Controle de Concretagem

Imagem: Mapa para Controle de Concretagem

 

Além disso, com o auxílio de um laboratório especializado, são colhidas amostras de cada caminhão, que posteriormente, são rompidas com 7 e 28 dias. Essa análise nos fornece dados e informações sobre a resistência à compressão daquele concreto.

Unindo essas informações, é possível saber, para todo concreto que chega na obra, qual sua origem, onde foi depositado e se a resistência está dentro do exigido pelo projeto. Isso facilita, de forma sistêmica, a capacidade do engenheiro de prever situações de pouca resistência de estrutural, sabendo exatamente onde ocorreu. E, com o auxílio do engenheiro projetista responsável, é possível tomar as devidas medidas necessárias.

Saiba como ter o controle de obras mesmo à distância.

Aqui na Amplus Construtora, nosso compromisso é com a qualidade de todas as nossas obras realizadas por nossa equipe. Por isso, a rastreabilidade do concreto é uma tarefa básica durante nossas operações. Quer saber mais o assunto ou pretende conversar sobre algum projeto? Entre em contato com a Amplus.

 

Bruno Medeiros
Departamento de gestão e controle de obras