Acompanhe as novidades e fique por dentro

16
ago

Saiba como garantir a qualidade do concreto rastreando-o

Por Bruno Porfírio

Rastreabilidade do concreto consiste no processo de, literalmente, rastrear o concreto de cada caminhão que é despejado em obra. Tudo é controlado a partir de planilhas e de uma planta simplificada que deve incluir a região ou os elementos que serão concretados. É necessário que seja marcado, tanto na planilha quanto na planta, os detalhes do caminhão que ofereceu concreto e a localização que foi despejado.

Além disso, com o auxílio de um laboratório especializado, colhe-se amostras de cada caminhão, que serão posteriormente rompidas com 7 e 28 dias nos dando a informação da resistência à compressão daquele concreto.

Unindo todas essas informações, é possível saber para todo o concreto da obra qual ORIGEM, ONDE foi depositado e se a RESISTÊNCIA está dentro do exigido em projeto, facilitando imensamente a capacidade do engenheiro de prever situações de pouca resistência de algum elemento estrutural, sabendo exatamente onde ocorreu, e, com o auxílio do engenheiro projetista responsável, tomar as devidas medidas necessárias.

 

  • Compartilhe: