Acompanhe as novidades e fique por dentro

11
abr

Segurança nas edificações: o que fazer e o que há de novo

Será que a sua casa está protegida? A criminalidade está aumentando muito em todas as regiões do país e a sensação de segurança parece cada vez menor. Edificações são atacadas todos os dias, principalmente casas e prédios.

A boa notícia é que o mercado de segurança para edificações está repleto de boas opções para tornar os espaços urbanos mais seguros e impedir a ação de criminosos.

Os sistemas de prevenção de roubo funcionam de forma a impedir que indivíduos obtenham êxito em suas empreitadas criminosas. Os bandidos são levados a pensar duas vezes antes de tentarem alguma coisa.

A segurança em casas e prédios deve ser feita através da utilização de recursos tecnológicos e de vigilância. Nesse artigo vamos falar sobre as melhores opções de proteção para construções, residenciais ou comerciais.

Câmeras

Um dos itens básicos para a prevenção de roubos são as câmeras. Elas gravam a movimentação, de diversos ângulos, permitindo formar um banco de dados. Trata-se de um recurso para a prevenção e também localização de criminosos.

Por isso é fundamental que o sistema utilizado conte com armazenamento das informações. Dessa forma, caso algum sinistro aconteça, as autoridades poderão reconhecer e localizar os indivíduos envolvidos.

Hoje em dia, com a tecnologia, o acompanhamento do sistema de monitoramento por câmeras pode ser feito até mesmo à distância. Dessa forma fica fácil acompanhar a movimentação de pessoas em sua casa ou trabalho.

Alarme sonoro

 O alarme sonoro é empregado para sinalizar uma violação, ou seja, o ingresso de pessoas não autorizadas em determinado local que se encontra fechado. Trata-se de um recuso poderoso, a ser implementado em construções de todos os segmentos.

Os alarmes não são uma grande novidade para segurança em casas. A técnica já é utilizada há muito tempo, mas permanece eficiente. Após o disparo do alarme, os criminosos tendem a se assustar e fugir, sem levar nada.

Identificação de acesso: biometria

Essa é uma das grandes novidades no mercado de segurança para casas e construções. A identificação, por biometria ou retina, garante que apenas pessoas autorizadas acessem determinado lugar.

Esqueça aquele velho problema de ter as chaves clonadas. Carregue as chaves na sua digital ou até mesmo nos seus olhos. O reconhecimento é rápido, prático e seguro.

Abertura e trancamento remoto

Você sabia que tanto a abertura quanto o trancamento de portas e portões pode ser feito de forma remota? Não é mais necessário que uma pessoa vá até o portão para realizar a abertura. Mais um benefício trazido pela tecnologia, para a aumentar a segurança nas casas.

Para abrir ou fechar uma porta ou portão, seja a destinada aos moradores, seja o portão da garagem, basta ativar um comando ou dispositivo, físico ou digital. Além de conferir segurança, esse recurso traz uma grande praticidade. Normalmente é utilizado em conjunto com as câmeras, de forma que por um celular, por exemplo, o morador possa ver quem está na porta de casa e liberar ou não a entrada.

Pulmão de segurança em edifícios residenciais

Os pulmões de segurança nada mais são do que portões paralelos, no acesso do edifício residencial. O primeiro deles funciona como uma pré identificação, onde o visitante informa quem é e quem está visitando. Após passar pelo portão, ele fica em uma região isolada entre os dois, onde é melhor identificado (normalmente com a apresentação de documentos) e o morador é contatado para liberar a entrada.

Esse sistema também garante que ninguém irá forçar a entrada enquanto outra pessoa está entrando, já que o segundo portão só abre depois que o primeiro é fechado.

Dessa forma é possível fazer uma triagem de todos que entram e saem do edifício, permitindo o controle interno. Esse sistema está sendo cada vez mais implementado, principalmente em grandes centros urbanos, onde a movimentação de pessoas é grande.

Esses recursos devem estar previstos já no programa de necessidades, que norteia a execução do projeto. Vale a pena ressaltar que o mais interessante é adotar o máximo de mecanismos de segurança para casas ao mesmo tempo. Dessa forma o resultado será muito mais eficiente e o seu imóvel estará blindando contra ações criminosas. No entanto, nada impedem que sejam implementados posteriormente. Muitas vezes uma simples reforma pode fazer uma grande diferença no que se refere a segurança da sua casa ou escritório.

  • Compartilhe: