Smart Cities no Brasil: conheça as principais

capa com uma smart city

  |   por

O conceito de smart cities cresce constantemente em todo o mundo. Em diversos países, a procura por cidades planejadas para melhorar o dia a dia dos habitantes…

O conceito de smart cities cresce constantemente em todo o mundo. Em diversos países, a procura por cidades planejadas para melhorar o dia a dia dos habitantes é cada vez maior. Aqui no Brasil não é diferente. A princípio, é fácil percebermos a diferença da estrutura, arquitetura e tecnologias de uma cidade para a outra quando estamos viajando por aí. Além disso, o mundo está cada vez mais digital, a utilização de novas tecnologias aliadas ao nosso cotidiano garante uma melhor qualidade de vida, nos fornecendo informações úteis para a rotina.  

Portanto, existem grandes vantagens em fazer parte de uma smart city. Por exemplo, ter um acesso rápido a dados sobre o trânsito ou serviços públicos, aplicativos do bairro para interagir com a vizinhança, academias ao ar livre, boa iluminação, pavimentação de alto padrão, wi-fi grátis em áreas comuns, mobilidade urbana eficiente, entre outras. Dessa forma, em cada lugar podemos observar algo inovador ou com um grande potencial para inovar. Por isso, hoje separamos algumas das cidades brasileiras que são exemplos de smart cities. Acompanhe até o final. 

O que são Smart cities?

Falar que uma cidade é uma smart city ou uma cidade inteligente, significa que ela tem um grande foco criativo e sustentável. Sendo assim, elas usam a tecnologia de modo estratégico para melhorar a infraestrutura, criar soluções sustentáveis, aprimorar a mobilidade urbana e outros aperfeiçoamentos que são necessários para a qualidade de vida dos moradores. 

Além disso, uma cidade inteligente é estruturada para aproveitar os recursos das tecnologias 4.0 para conectar, proteger e melhorar a vida de sua população. Aqui no blog já falamos algumas vezes sobre assuntos relacionados a Smart Cities, como por exemplo como construir uma cidade inteligente e também, construções smarts e o uso de Big Data

Smart Cities no Brasil

As cidades inteligentes no Brasil estão crescendo aos poucos. Um levantamento feito pelo Centro de Globalização e Estratégia do Instituto de Estudos Superiores da IESE Business Schoool, na Espanha, desenvolveu um índice para medir o grau de inteligência dos locais mais importantes do mundo. Sendo assim, montaram um ranking com as principais smart cities do mundo. As cidades brasileiras que apareceram nesse ranking foram Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador. 

Além disso, em 2020 a Urban Systems utilizou uma metodologia própria de ponderações de indicadores, denominada de Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) para desenvolver o Ranking, Connected Smart Cities. Portanto, foram avaliados cerca de 673 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes em 70 indicadores, divididos como: saúde, mobilidade, acessibilidade, economia, tecnologia, inovação e educação. 

Dessa forma, podemos separar as 10 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil em 2020:

1º – São Paulo (SP)

imagem de São Paulo, a principal das smart cities do Brasil.
Fonte: Google Imagens

2º – Florianópolis (SC)

imagem de Florianópolis, uma das principais smart cities do Brasil.
Fonte: Unsplash

3º – Curitiba (PR)

imagem do cartão postal de Curitiba
Fonte: Unsplash

4º – Campinas (SP)

imagem de Campinas.
Fonte: Google Imagens

5º – Vitória (ES)

imagem de Vitória, capital do Espírito Santo.
Fonte: Google Imagens

6º – São Caetano do Sul (SP)

imagem de São Caetano do Sul em São Paulo.
Fonte: Google Imagens

7º – Santos (SP)

imagem de Santos, uma das principais smart cities do Brasil.
Fonte: Google Imagens

8º – Brasília (DF)

imagem de Brasília, no Distrito Federal
Fonte: Unsplash

9º – Porto Alegre (RS)

imagem de Porto Alegre, uma das principais smart cities do Brasil.
Fonte: Google Imagens

10º – Belo Horizonte (MG)

imagem de Belo Horizonte, uma das principais smart cities do Brasil.
Fonte: Google Imagens

O que esperar para o futuro?

Então, com o avanço constante da tecnologia, podemos afirmar que a tendência para as smart cities é alavancar seu crescimento ao longo dos próximos anos. O futuro promete cidades conectadas de forma inovadora, utilizando do processamento, captura e disseminação de informações com os habitantes para proporcionar um bem estar maior para toda a população. Além disso, a chegada do 5G pode facilitar para que nossas cidades subam no ranking de smart cities no Brasil e no mundo. 

Por fim, se você tem interesse em construir algo inovador, bem planejado e estruturado para facilitar a vida dos usuários, entre em contato com a gente. Podemos discutir ideias de construções que utilizem a tecnologia como uma aliada. Aguardamos seu contato!