Entenda o que é e como funciona a tecnologia BIM

  |   por

Você já deve ter ouvido falar na tecnologia BIM (Building Information Modeling), ou seja, Modelagem da Informação da Construção. Porém,…

Você já deve ter ouvido falar na tecnologia BIM (Building Information Modeling), ou seja, Modelagem da Informação da Construção. Porém, sabe o que ela é, como utilizá-la e quais as suas vantagens?

BIM é um conceito onde a construção é modelada de acordo com as informações fornecidas pelo usuário. A grande vantagem desse método é que, devido a parametrização, enquanto a planta baixa de uma construção é desenhada a maquete é automaticamente desenvolvida. Além disso, é possível gerar relatórios em tempo real de quantitativos de material como cimento, piso e tijolos. Isso facilita muito a gestão de materiais no canteiro de obra e a cada mudança no projeto o sistema recalcula automaticamente a quantidade de cada um.
Traçando um paralelo: no desenho técnico existe uma convenção que determina que duas linhas próximas paralelas representam uma parede. Em BIM, para desenhar uma parede são incluídos os aspectos geométricos (altura, espessura) e também os materiais a serem utilizados, camadas, propriedades físicas e custos.

Um projeto bem feito contém, além do projeto arquitetônico, todos os sistemas da obra (estrutural, elétrico, hidro sanitário, incêndio, ar condicionado, etc.). Isso resolve um dos principais problemas da construção civil: a compatibilização de projetos. Ele também pode contemplar informações sobre os processos a serem realizados na obra, facilitando a preparação da EAP e do cronograma físico-financeiro da obra, além do acompanhamento durante a execução. Para que tudo isso seja feito, é primordial a participação de todos os colaboradores e setores envolvidos no desenvolvimento do projeto.
Quer ainda mais informações sobre essa tecnologia? Faça-nos uma visita. A Amplus Construtora tem soluções completas para você, desde a execução do projeto até a entrega da obra.

André Nunes Magalhães
Departamento Comercial