O que é BIM e porque usar na sua construção

bim obrigatório

  |   por

Durante uma conversa entre amigos, você já ouviu alguém reclamar de uma obra atrasada? Ou de algum projeto que foi…

Durante uma conversa entre amigos, você já ouviu alguém reclamar de uma obra atrasada? Ou de algum projeto que foi entregue inacabado? Um dos maiores desafios das incorporadoras e construtoras é entregar um imóvel completo, funcional, agradável e no tempo certo. Definitivamente o BIM auxilia nessa entrega.

As equipes de engenheiros e arquitetos utilizam uma série de ferramentas para auxiliar na criação e gestão das construções. Com o passar dos anos, a tecnologia foi tomando seu espaço nos canteiros de obras. O Sistema CAD (Computer Aided Design) é o mais famoso deles, porém, o mercado nos oferece opções ainda melhores. 

O BIM, originalmente batizado de Building Information Modeling, é uma tecnologia que permite a criação de modelos e simulações ainda mais aprofundadas para sua construção. Enquanto o Sistema CAD permite desenhos em duas ou três dimensões, o BIM explora novos e necessários campos: o tempo e os custos da obra. 

Por meio de uma tecnologia como o BIM, os engenheiros e arquitetos conseguem quantificar e acompanhar as necessidades de materiais, dimensões, logística, documentação, operação, espaço e principalmente os custos para levantar uma parede, por exemplo. Ou seja, todo o ciclo de vida da obra é incluído nas cinco dimensões abordadas pelo BIM.

Benefícios do BIM

Young Architect Guide: 7 Big Benefits of BIM - Architizer Journal

A implementação de novas tecnologias sempre representa um avanço nas construções. Por ser uma das profissões mais antigas, muitas pessoas acreditam que a engenharia e a execução de obras não inovam. Mas a realidade é o contrário, pois o mercado tem crescido muito com novas soluções tecnológicas. Confira alguns benefícios do uso do BIM na sua construção. 

Visão panorâmica do projeto com BIM

Quando todas as informações estão em um mesmo local, a visualização e organização acontece de maneira mais clara. Esse é o objetivo de ferramentas e tecnologias como o BIM. Com o escopo todo reunido, assim os profissionais conseguem montar cronogramas de tempo, planejamentos de custos, simulações de projetos e melhorias.

O principal objetivo é esta visão e noção completa do projeto com apenas alguns acessos ao sistema. Assim, as tomadas de decisão se tornam mais rápidas e assertivas.

Precisão e qualidade dos detalhes

As sobras de material, equipe ociosa ou atrasos no projeto são algumas das dores de cabeça que os engenheiros, mestres de obras e administradores de incorporadoras têm. 

Reunindo informações e tendo a visão panorâmica que citamos acima, os profissionais conseguem medir com precisão quais são as quantidades de cada etapa da obra. Ou seja, um benefício acaba gerando outro.

Essa precisão colabora para que o orçamento da obra seja assertivo, mitigando os riscos de desperdício e falta de materiais.

Integração das equipes e terceiros

Em 2020, vimos vários profissionais da área de construções com um grande desafio: a pandemia da Covid-19 e o isolamento social. Algumas equipes que comumente trabalham próximas às obras precisaram adotar o regime home office. Para a construção, esse foi um desafio jamais enfrentado, acendendo ainda mais a necessidade de ter um sistema integrado e com acesso de qualquer lugar.

Em uma tecnologia como o BIM, todas as equipes podem trabalhar simultaneamente em um mesmo projeto. Ou seja, os responsáveis pelas áreas financeira, de materiais, logística, arquitetura e engenharia se mantêm na mesma página quanto à construção, inclusive quando há mudanças no projeto.

Redução nos custos da obra com BIM

Com uma construção muito mais organizada, equipes integradas e detalhes sendo acompanhados, a redução nos custos se torna uma consequência.

Algumas soluções e ideias para os projetos podem ser testadas dentro do sistema, verificando a viabilidade antes de executá-la, evitando gastos desnecessários. Dessa forma os riscos e os problemas também diminuem, fugindo dos desperdícios e retrabalhos.

É importante ressaltar que, para atuar com o BIM, sua empresa deve contar com um treinamento e preparo especializado. Desta maneira, não será apenas um novo programa ou uma nova tecnologia implementada, mas sim uma nova forma de pensar e analisar cada detalhe da construção.

Algumas metodologias de trabalho podem complementar os benefícios do BIM na sua obra! A Lean Construction é uma delas. Clique aqui e saiba como aplicá-la na sua empresa.