Lean Construction: O que é e quais são os benefícios para sua obra

O que é Lean Construction

  |   por

Desenvolvido e popularizado pelo Sistema Toyota de Produção, o Lean Thinking ou “Mentalidade Enxuta” é uma metodologia que se baseia…

Desenvolvido e popularizado pelo Sistema Toyota de Produção, o Lean Thinking ou “Mentalidade Enxuta” é uma metodologia que se baseia nos fluxos de atuação e nos critérios de valor. Após tantos anos de sua criação, a metodologia ainda é muito explorada por diversas áreas profissionais, sempre com o objetivo de otimizar o trabalho. 

Com a construção civil não poderia ser diferente. Os longos e lentos processos, etapas desnecessárias e toda a burocracia podem ser muito prejudiciais dentro de um projeto. Por isso, para facilitar a rotina dos engenheiros e profissionais do canteiro de obras, foi criado o Lean Construction. 

O termo, que apenas parece difícil, significa “Construção Enxuta” e é formado por um processo de construção mais inteligente e otimizado, considerando a sustentabilidade das obras. Desta maneira, o uso de materiais, tempo dos profissionais e, claro, recursos financeiros da construtora, são automaticamente reduzidos. 

O Lean Construction tem uma relação direta com outros conceitos de gestão e gerenciamento de projetos, como o ciclo PDCA: planejar, fazer, checar e agir. Com estas etapas é possível eliminar os desperdícios e obter melhores resultados nas obras. 

Como aplicar o Lean Construction

Neste modelo de gestão, todas as atividades da obra devem ser elencadas da seguinte maneira: 1) agregam valor para o projeto; 2) não agregam valor para o projeto. Naturalmente, tudo aquilo que for classificado como uma atividade que não agrega valor, deverá ser eliminado do processo. 

É importante ressaltar que, durante uma construção se tem diversas partes envolvidas, e o cliente é uma delas. Ao fazer a análise de valor das atividades, a opinião e as necessidades do cliente devem ser consideradas com o mesmo grau de importância que a dos profissionais técnicos. 

Benefícios do Lean Construction 

1. Eliminar atividades 

Como brevemente explicado no processo de aplicação da metodologia, com o uso do Lean Construction, diversas atividades são eliminadas. O fluxo de materiais, transporte, espera, processamento e inspeção é todo revisto. Com isso, a eficiência da equipe se torna muito maior. 

Um exemplo simples é na compra dos materiais. Ao analisar o uso dos mesmos, pode-se eliminar uma compra semanal e reunir em uma lista de mercadorias mensal. 

2. Otimizar o tempo 

Um benefício leva ao outro. O tempo de entrega de uma obra é calculado e estimado para o cliente, de acordo com as etapas e processos dentro do projeto. Ao eliminar tarefas que não agregam valor, o tempo da obra pode ser facilmente otimizado. Os profissionais têm mais disponibilidade e mais organização em suas atividades dentro do canteiro, melhorando também o clima organizacional.  

3. Melhorar a transparência nos processos 

Ao organizar todas as etapas da obra, o gestor passará a ter o projeto muito mais claro em seu dia-a-dia. Algumas necessidades e oportunidades se tornam muito mais evidentes e todo o processo é beneficiado. As decisões acabam sendo mais rápidas e eficazes. 

Os detalhes passam a ser percebidos. Como, por exemplo, sinalizações na obra, metas e indicadores para os profissionais, limpeza e organização. 

4. Reduzir custos 

Este é um dos benefícios mais esperados por qualquer cliente e por todas as construtoras. Ao ter processos mais organizados, claros e focar nas atividades realmente necessárias, os custos da obra são naturalmente reduzidos. 

O maior corte é nos materiais, afinal, a sustentabilidade entra em jogo e a otimização das compras também. Para isso, é essencial que o gestor conte com o apoio de um profissional diretamente no canteiro, fiscalizando a obra. 

5. Aumentar a satisfação dos clientes 

Qual cliente não sonha em ter uma obra entregue em um prazo menor e com custos reduzidos? O Lean Construction proporciona muitos benefícios para os profissionais que estão na obra diariamente, mas, ainda mais ao cliente final. Ao contratar um serviço, todos esperamos qualidade, e no caso das empresas com Lean Construction, a agilidade e a inteligência no gerenciamento acabam se tornando surpresas positivas.

Se você está buscando uma maneira de otimizar e melhorar a qualidade do serviço em sua obra, sem dúvidas, o Lean Construction é um dos processos mais indicados. A aplicação das etapas irá gerar muito mais produtividade, valorização e modernização do seu trabalho. Comece gradualmente e logo perceberá que sua mentalidade de trabalho e operações já não será mais a mesma.

Continue aprendendo sobre outros temas da construção civil no nosso blog!