8 motivos para escolher uma construtora especializada em obras complexas

8 motivos para escolher uma construtora especializada em obras complexas

 

Saiba porque escolher uma construtora especialista para construção de aeroportos, complexos residenciais e outras obras complexas.

A contratação de uma construtora especializada em obras complexas agrega valor ao seu projeto, isso porque com sua experiência, sistema de gestão e profissionais qualificados, ela é apta a garantir os resultados esperados. O produto dessa parceria é uma obra entregue no prazo, com custo final dentro do orçado, garantia de qualidade do produto e redução de problemas futuros.

O processo para a elaboração de um projeto de obras complexas como hospitais, hotéis, shoppings e galpões, além de demandar muito tempo, exige alto conhecimento técnico e tecnologia de ponta. É por isso que neste artigo separamos 8 motivos pelo qual você deve optar por uma construtora especializada em obras complexas, como a Amplus. Confira:

1. Equipe profissional

O primeiro motivo para contratar uma construtora especializada em obras complexas é ter uma equipe profissional preparada para assumir tal função. Essa equipe, portanto, vai trabalhar integradamente com todos os projetistas e envolvidos na elaboração do projeto da obra, desde a parte arquitetônica, orçamentária, planejamento e também de gerenciamento.

Outro ponto que deve ser avaliado na hora de escolher a equipe/construtora para a elaboração a sua obra complexa, é que a mesma já utilize o BIM (Building Information Modeling), uma metodologia já implantadas aqui na Amplus, para que os processos de desenvolvimento de coordenação e compatibilização dos projetos tenha um nível de precisão mais assertivo.

Lembre-se: uma equipe alinhada e especializada pode evitar problemas antes, durante e após a conclusão da sua obra.

2. Controle do cronograma

Muitas pessoas acreditam que obras de grande complexidade ou obras complexas podem não ter data para terminar, porém, estão enganadas! Para que isso não aconteça, desenvolvemos um cronograma para a obra. Nesse cronograma são estabelecidas datas de início e fim de cada uma das atividades a serem executadas durante todo o projeto.

Através desse cronograma é possível fazer o planejamento dos materiais e da mão de obra, evitando atrasos que possam acontecer ao longo da execução da sua obra.

Vale lembrar também que além de identificar a data e auxiliar a entrega no prazo, o cronograma pode ser um grande aliado na resolução de problemas durante a obra, facilitando na hora do e seu replanejamento, afinal, isso é mais natural e comum do que possamos imaginar.

3. Legalização da obra complexa

Um ponto muito importante que deve ser considerado para justificar a contratação de uma construtora e uma equipe de gestão profissional por trás da sua obra é a legislação. A legalização de uma obra, principalmente complexa, envolve uma série de fatores que devem ser analisados e seguidos com muito cuidado, como o alvará de construção, comunicação prévia ao ministério do trabalho e licenciamento ambiental.

  • Alvará de construção: para começar uma nova obra, uma reforma ou até mesmo uma demolição, é necessário que você tenha em mãos um alvará ou uma licença da prefeitura do local de execução do seu projeto. Para a emissão do documento o proprietário do imóvel e o responsável  técnico terão que apresentar uma série de documentos para a prefeitura, além do projeto aprovado. 
  • RRT e RT: outro ponto que deve ser feito em relação à legalização de uma obra complexa é a RT de execução, que é a anotação de responsabilidade técnica feita por um engenheiro; e a RRT, que são as anotações de um arquiteto. Ambas são importantes para ter o controle sobre os processos, projetos, execução e segurança de obra.
  • Ministério do trabalho: toda obra, antes de ser iniciada, deve ser comunicada ao ministério do trabalho para o registro dos funcionários que trabalharão na execução da mesma.
  • Licenciamento ambiental: mais um item que deve ser realizado para legalizar a sua obra é o licenciamento ambiental, que acontece em 3 etapas: licença prévia (feita antes do alvará), licença de instalação e a licença de operação (retirada depois da obra pronta).

A não legalização pode ocasionar sérios problemas a sua obra, fazendo com que seu projeto leve multa ou até o embargamento, por exemplo.

4. Canteiro de obras organizado

A contratação de uma construtora especializada em obras complexas garante um canteiro de obras limpo. Isso decorre em razão de que construtoras que atendem demandas dessa magnitude sabem a importância de ter um canteiro de obras organizado para otimizar tarefas do dia a dia.Além da otimização, um canteiro de obras bem organizado evita desperdício de materiais, movimentações, armazenamento ou espera.

5. Segurança no trabalho

Outro ponto são as áreas de vivência dos trabalhadores, que devem ser bem estruturadas e seguras, conforme a NR18, principalmente quando se trata de obras complexas.

O motivo pelo qual deve-se prestar atenção nesse ponto, é porque, o número de funcionários para essa categoria de projeto é muito maior do que para projetos menores. Com isso, o seu canteiro deve ter espaços específicos que atendem as necessidades básicas dos funcionários, como banheiros e refeitórios.

Além da estruturação do layout do canteiro de obras, é a construtora que cobrará o uso dos equipamentos de proteção individual, como capacete, óculos e luvas, para evitar qualquer tipo de dano a saúde dos funcionários, realizando também toda a execução e manutenção dos equipamentos de segurança coletiva.

6. Controle dos suprimentos

O controle dos suprimentos é uma das partes mais importantes a se executar na elaboração de uma obra complexa.

Essa administração deve ser vinculada ao controle financeiro do projeto, ou seja, na hora de desenvolver o processo de compras, é muito importante detalhar todas as etapas que envolvem qualquer tipo de pagamento para sua elaboração, para assim ter o domínio total de investimentos e despesas gerados na obra.

Outro ponto que pode ser relacionado ao controle de suprimentos é o planejamento de médio prazo. É neste planejamento que serão especificados todos os materiais e serviços necessários para o andamento da obra nos próximos dias. Dessa forma, é possível prever se todos os materiais e funcionários necessários para a etapa seguinte vão estar presentes na obra antecipadamente, evitando atrasos por falta de suprimentos ou mão de obra.

7. Gerenciamento de mão de obra

A gestão de mão de obra de uma forma organizada é mais um dos aspectos positivos de contratar uma construtora especializada em obras complexas. Essa gestão é feita em vários aspectos, entre eles, a folha de pagamento e a gestão de produtividade individual e da equipe que está trabalhando na obra. Assim, a construtora consegue verificar, com base no andamento da produtividade, se os prazos serão cumpridos ou se há necessidade de algum reajuste, tanto de equipe quanto de prazo.

Outro fator importante em relação ao gerenciamento de mão de obra é referente à contratação e demissão de funcionários, que podem ocorrer ao longo de todo o processo. Dessa forma, o cliente fica isento de possíveis dores de cabeça em relação a essa demanda.

8. Orçamento detalhado da obra complexa

Ao contratar uma construtora de obras complexas, você garante um orçamento altamente detalhado, referente a tudo o que vai ser usado durante a execução da obra. Essa estimativa possibilita que seja feita a análise e o controle dos serviços necessários durante a execução da obra.

Além disso, o detalhamento do orçamento também possibilita que seja gerado um comparativo do custo previsto e realizado durante a obra. Aumentando assim as chances de igualar o custo total previsto no início do projeto, não deixando passar o orçamento total.

Todos os motivos que elencamos aqui referentes à contratação de uma construtora especializada em obras complexas, são extremamente importantes para que a execução seja feita de forma correta e eficiente.

Existem diversas construtoras no mercado que podem atender sua demanda, mas poucas delas estão realmente preparadas e especializadas para atender obras complexas como a sua. 

A Amplus é a construtora que se tornará a peça fundamental para a realização do seu projeto. Vai construir? Entre em contato conosco, sem compromisso.