5 estratégias que podem acelerar sua obra

engenheiros trabalhando para acelerar a obra

  |   por

Estratégias que podem acelerar a obra é um assunto que agrada a muitos engenheiros e investidores. Entretanto, concluir a execução de obras complexas como galpões, hospitais e prédios comerciais antes,…

Estratégias que podem acelerar a obra é um assunto que agrada a muitos engenheiros e investidores. Entretanto, concluir a execução de obras complexas como galpões, hospitais e prédios comerciais antes, ou até mesmo dentro do prazo estabelecido pelo planejamento inicial, não é uma tarefa simples.  

É um grande desafio para a construtora garantir que a construção seja algo com qualidade e que não estoure o orçamento do cliente. Felizmente, existem algumas estratégias que podem contribuir com a redução do tempo de execução do projeto. Pensando nisso, vamos listar algumas dicas que podem ajudar a otimizar o seu projeto. Confira até o final. 

1 – Use BIM para acelerar a obra

representação de BIM para acelerar a obra
Fonte: iStock

Já sabemos que essa metodologia permite a criação de modelos virtuais precisos de qualquer construção. Faz um tempo que estamos batendo na tecla de “BIM” aqui no blog. Isso porque, por meio do BIM é possível ter uma visão integrada do projeto, o que torna o processo de tomada de decisões algo mais rápido e assertivo. Além disso, o uso de BIM promove: 

  • A integração de equipes: que podem trabalhar de forma simultânea em um mesmo projeto; 
  • Maior precisão: podendo simular diversas possibilidades de cenários e identificando possíveis problemas antes da execução da obra e, consequentemente, evitando atrasos; 
  • Redução de custos: um benefício que surge em consequência de poder testar soluções antes do início da obra.

Caso ainda tenha dúvidas sobre BIM, aqui no blog explicamos tudo sobre sua obrigatoriedade,  o que é e porque usá-lo na sua construçãocomo fazer um orçamento em BIM e também falamos sobre seu uso em instalações hospitalares. 

2 – Tenha um bom planejamento

planejamento de uma uma construção para representar como acelerar a obra
Fonte: Unsplash

A princípio, nenhum projeto será bom se não for bem planejado. De acordo com o site do Sienge, existem 7 passos para um bom planejamento de obra: 

1º passo – Realizar um estudo de viabilidade de obra  

2º passo – Fazer o orçamento de obra  

3º passo – Elaborar um cronograma físico-financeiro 

4º passo – Se preocupar com a regularização da obra  

5º passo – Acompanhar e avaliar constantemente as atividades da obra  

6º passo – Caso seja necessário, ajustar os prazos da obra  

7º passo – Ao final da obra, conferir o acabamento e o licenciamento 

Um planejamento de obra bem executado e cuidadoso, auxilia a manter os imprevistos e garante um controle maior sobre o projeto, prevendo as entregas e mantendo as atividades dentro do prazo. 

3 – Tenha uma equipe qualificada

Acima de tudo, convenhamos que não faz sentido investir em tecnologia e inovação se você não possui uma equipe qualificada na hora de colocar a mão na massa. Por isso, é de grande importância contratar bons profissionais, que tenham as competências necessárias para a execução do projeto. Isso vale tanto para o time da empresa quanto para os que serão terceirizados.  

Além disso, você deve manter sua equipe atualizada às novas tecnologias do mercado. É importante que exista um investimento em treinamentos e qualificações, garantindo assim uma produtividade maior dos colaboradores. 

Nesse sentido, uma equipe bem qualificada vai garantir que todas as etapas da obra sejam respeitadas e guiadas de acordo com o planejamento. Consequentemente, vão evitar trabalhos que precisem ser refeitos, poupando tempo e gastos desnecessários.

4 – Estude sobre a viabilidade de soluções construtivas alternativas

As soluções construtivas interferem diretamente no processo da construção e em seu prazo. Tipologias de montagem principalmente vinculadas à estrutura e vedação, têm um grande potencial de reduzir os prazos de obra. Pensando nisso, separamos alguns exemplos de soluções construtivas alternativas que podem tornar o processo de construção mais rápido: 

Pré-fabricados

Existe uma vantagem considerável em usar estruturas pré-fabricadas quando o assunto é tempo. Isso porque, as peças são produzidas previamente em uma indústria, permitindo assim que a equipe do canteiro de obras trabalhe em outros serviços simultaneamente. 

Entretanto, é importante lembrar que tudo precisa ser planejado nos mínimos detalhes para que o tempo da obra seja reduzido consideravelmente. Além disso, já falamos aqui no blog sobre o uso de estruturas pré-fabricadas na construção de hospitais.   

Modular offsite

Assim como o BIM, a construção modular offsite chegou no mercado com o objetivo de aprimorar e agilizar o processo de obra. Basicamente, o objetivo principal desse método é que toda a construção, ou parte dela, seja feita na fábrica e que, depois de finalizada, seja transportada e instalada para seu devido uso.  

De acordo com uma pesquisa feita pela Terracota Ventures, a construção modular offsite reduz entre 30% e 50% os prazos de uma obra. Isso porque, assim como as estruturas pré-fabricadas, ela possibilita a execução simultânea de tarefas. 

Drywall

O Drywall é um material formado da mistura de água com gesso e aditivos, inserido entre duas chapas de papel acartonado. Sendo assim, são chapas sólidas, leves e muito mais econômicas do que uma parede de alvenaria. É um sistema de vedação, não estrutural. Em grande parte das vezes, ele já chega pronto para ser montado na obra e dispensa o uso de argamassa. Por esses motivos, o uso de drywall possui várias vantagens e uma delas é a possibilidade de acelerar a obra.

5 – Foque em construções mais sustentáveis

Por último, mas não menos importante, as grandes vantagens de uma construção sustentável para uma construtora. Esse tipo de construção tem o objetivo principal de amenizar os impactos causados no meio ambiente, agregando aspectos sociais. Além disso, são obras mais ágeis, que possuem um melhor aproveitamento de recursos e previne o desperdício de materiais.   

Aqui na Amplus temos a sustentabilidade como um dos nossos pilares. Da mesma forma, trabalhamos com várias estratégias para acelerar a obra, cuidando para que todo o processo, desde o planejamento até a sua entrega, seja um feito de qualidade e que surpreenda nossos clientes. Tem interesse em entender mais sobre como fazemos nosso trabalho? Entre em contato com a gente e vire um parceiro da Amplus. Podemos aprender muito juntos!