A princípio, já sabemos que agora é momento ideal para construir. E agora? Como começar seu projeto de construção civil? Hoje vamos dar algumas dicas de como começar seu projeto de construção e explicar passo a passo sobre o que existe entre você e o início da obra. Então, acompanhe até o final para saber tudo que precisa para começar seu investimento em um galpão, hotel, hospital ou uma edificação comercial.
Quais atividades existem entre minha ideia e o início da obra?

Em primeiro lugar, o projeto de construção civil é uma atividade integrante no processo de construção. De acordo com Sílvio Melhado, “ele é responsável pelo desenvolvimento, organização, registro e transmissão das características físicas e tecnológicas especificadas para uma obra, a serem consideradas na fase de execução.”
Sendo assim, além de bem feito no papel, o planejamento de construção civil precisa ser eficaz e realista. Dessa forma, será possível segui-lo na prática.
Dessa forma, existe um passo a passo a ser seguido durante esse período de pré-obra e construção do projeto. Nesse sentido, alguns deles são:
- Primeiramente, ocorre a identificação do terreno ideal;
- Depois, a busca por Due Diligence;
- Em seguida, o aprofundamento na vocação comercial da área/região;
- Estudo de Viabilidade financeiro-econômico;
- Constituição da sociedade proprietária do projeto;
- Análise tributária;
- Execução de sondagem do solo;
- Execução dos projetos (arquitetura, estrutura, instalações; projetos de engenharia);
- Assinar contratos com os ocupantes âncoras;
- Orçamentação;
- Obtenção das licenças e aprovações nos órgãos competentes;
- Planejamento de obras;
- Execução da obra;
- Regularização do imóvel;
- Início da operação do empreendimento.
O que eu faço primeiro?
Em primeiro lugar, é importante contratar o time que vai ser responsável por transformar a ideia em um ativo (obra pronta). Afinal, quem são essas pessoas?
- Assessoria jurídica;
- Assessoria contábil;
- Construtora especialista;
- Projetistas e consultorias;
- Gestor(a) de projetos;
- Consultor imobiliário (para trazer as empresas que ocuparão o imóvel, se for o caso);
- Assessor de negócios.
Imediatamente, pode parecer muita coisa, mas nem sempre é necessário contratar todos esses agentes. Afinal, tudo depende de qual será o foco da sua construção. Paulo Henrique, CEO da Amplus Construtora, explica “a Amplus tem todo o conhecimento, competência e experiência, que em conjunto com nossa rede de parceiros, tomamos a frente de sua ideia e gerenciamos todo o processo com a finalidade de simplificar a jornada do nosso cliente, entre a ideia e a obra pronta. Dessa forma, entregamos resultado e comodidade.” Agora ficou mais fácil, certo?
São muitas coisas para gerenciar e contratar. Existe um profissional que pode fazer isso para mim?
Claro que sim! Em vários casos você pode contratar um “Gestor de Projetos”, que será responsável por conduzir e gerenciar todos os agentes envolvidos no projeto, mitigar os riscos e fazer com que o produto final atende as premissas e expectativas iniciais.
Por exemplo, aqui na Amplus Construtora nós também fazemos esse papel, e muitas das vezes, sem custo para o cliente/empreendedor. Ficou interessado e quer saber mais sobre como funciona o processo de construir seu projeto? Entre em contato com nossa empresa e fale sobre sua ideia. Por metros menos quadrados, construa com a gente!