Construir um projeto de sucesso – pontos decisivos

construir um projeto de sucesso

  |   por

Para construir um projeto de sucesso você precisa de muito planejamento e uma equipe qualificada para sua obra. Entretanto, o caminho entre você e sua…

Para construir um projeto de sucesso você precisa de muito planejamento e uma equipe qualificada para sua obra. Entretanto, o caminho entre você e sua obra finalizada é cheio de pontos e escolhas decisivas que, se mal resolvidos, podem comprometer o sucesso da sua construção. Por isso, nesse texto vamos descrever alguns tópicos que vão lhe ajudar e guiar a como conceber um projeto de sucesso. Acompanhe até o final para não perder os detalhes.  

projeto de sucesso de uma construção sendo desenhado
Fonte: Unsplash

Qual o primeiro passo para construir um projeto de sucesso?

Você já tem motivos suficientes e está decidido a construir um projeto de sucesso, seja ele um galpão, hotel, um prédio comercial, ou qualquer outra tipologia construtiva. Agora, o primeiro passo a tomar é escolher uma equipe que seja qualificada para sua obra. Pois, um bom time trabalhando no projeto, significa uma construção fiel ao papel e aos prazos que serão estabelecidos durante o desenvolvimento do projeto. 

Além disso, algo que vem se destacando é o uso de equipes multidisciplinares, que atuam em todas as etapas do projeto, desde a ideia até a finalização da obra. Em uma conversa com o CEO da Amplus, Paulo Henrique, ele comenta sobre sua preferência por esse tipo de equipe, “Eu acredito muito no trabalho de um time multidisciplinar, desde o início. Por exemplo, se estou desenvolvendo o projeto de um Hotel, não farei contato apenas com o(a) arquiteto(a), com certeza vou envolver a construtora, o operador hoteleiro, jurídico, dentre outras disciplinas inerentes ao empreendimento”. 

Da mesma forma, uma equipe multidisciplinar pode ser vantajosa e uma garantia de sucesso.  Uma equipe composta por pessoas de todas as áreas permite uma visão ampliada do projeto, isso pode ajudar na criação, otimizando trabalhos que levariam um tempo maior para serem detectados em uma gestão descentralizada. 

Por fim, quando sua equipe estiver definida, é hora de se preocupar com outras variáveis. Algumas delas são: a escolha do terreno, a criação do conceito do projeto e a avaliação do mercado pela ótica da oferta e da demanda. Dessa forma, se você optou por trabalhar com uma boa equipe multidisciplinar, será o começo de um grande projeto de sucesso! 

Quais cuidados é preciso tomar?

Todos os tipos de construções envolvem riscos. Por isso, é preciso um planejamento bem executado antes de dar início a obra. Uma dica do CEO da Amplus é “Esteja cercado de bons profissionais! Isso minimizará seu risco e potencializará seus retornos futuros. Utilize seu estudo de viabilidade como algo vivo, do dia 1 (um) até o início da operação, toda decisão tomada tem algum impacto e isso deve ser acompanhado”

Outro fator importante é, ainda no planejamento, considerar todos os riscos envolvidos e adotar uma solução para cada um deles. É recomendável que você faça visita constantes ao canteiro para acompanhar o desenvolvimento da obra e que participe de todas as fases do pré-obra. Pois, o ideal é que a obra seja finalizada dentro do prazo e que você não gaste um dinheiro a mais com grandes imprevistos durante o período de construção. Para isso, é preciso escolher bem a construtora que fará parte do seu projeto. Ela será uma das principais responsáveis para transformar seu projeto em um case de sucesso. 

Como eu sei qual construtora devo escolher?

Como dito anteriormente, a construtora será uma peça de muita importância para a realização de um projeto de sucesso. Existem diversas construtoras no mercado que podem, teoricamente, atender sua demanda, mas poucas delas estão realmente preparadas para o presente/futuro. Por isso, para fazer uma escolha certa, você precisa analisar alguns pontos como: 

  • O histórico da construtora 
  • Prêmios e certificações 
  • Conhecer e conversar com o corpo técnico da empresa 
  • Conheça alguns projetos já desenvolvidos

Além desses pontos, o CEO da Amplus explica que a escolha deve levar em conta: 

  • A capacidade técnica do time envolvido ;
  • A gestão e governança, que é empregada e transparecida durante a execução de obras;
  • O que essa construtora agrega, além da execução de obras? Hoje em dia, é preciso entender o processo do cliente como um todo. Compreender que a construção faz parte de um contexto maior e trabalhar para gerar valor para o negócio, e não simplesmente para a obra; 
  • Considerar a credibilidade da empresa. O que os clientes falam sobre ela? 
  • Por fim, avaliar se a construtora trabalha com BIM. Pois é um fator que pode minimizar muitos riscos e trazer oportunidades para o empreendimento. 

Seguindo esses tópicos, seu projeto estará em boas mãos para se tornar um grande sucesso. Para um melhor entendimento, vamos deixar aqui um passo a passo sobre como começar o seu projeto de construção. 

Pode parecer muita coisa no início, mas você só precisa encontrar as pessoas certas. Aqui na Amplus, por exemplo, cuidamos de todo o processo da sua obra, desde a ideia até a entrega da construção. Caso tenha interesse em construir ou tirar dúvidas, entre em contato com a gente. Estamos no mercado da construção civil sempre inovando e surpreendendo nossos clientes.