Senior Living: um segmento que vem crescendo no mercado imobiliário

senior living no mercado imobiliário

  |   por

Senior Living é uma construção que engloba o mercado imobiliário, hoteleiro e também o de saúde e cuidados. Com a finalidade de atender as…

Senior Living é uma construção que engloba o mercado imobiliário, hoteleiro e também o de saúde e cuidados. Com a finalidade de atender as necessidades da população da melhor idade, o investimento nessa área tem sido alvo de grande crescimento no Brasil, assim como outros empreendimentos de nicho. Nesse texto vamos apresentar as funcionalidades e os principais motivos para construir uma senior living. Acompanhe até o final para entender como funciona esse modelo de construção. 

Qual a finalidade e os principais modelos de uma senior living?

A finalidade de uma senior living é disponibilizar um local adaptado e seguro de acordo com as necessidades de pessoas idosas. Nesse sentido, é desenvolvido um projeto de moradia (na maioria das vezes parecido com condomínios) onde eles possam ter um cuidado médico, espaço para lazer, bibliotecas, lugares para praticarem seus exercícios físicos e o principal, estarem sempre rodeados de amigos. 

Além disso, os modelos podem mudar de acordo com a característica de cada público. O grande diferencial deste tipo de empreendimento é atender necessidades e desejos específicos de um público alvo muito bem definido. Alguns dos principais arquétipos são: 

  • Age-restricted multifamilymodelo voltado para pessoas com 55 anos ou mais, que possuem uma rotina de atividades e comodidades opcionais e específicos. 
  • Independent Livingparecido com o primeiro, entretanto, possui um público mais independente, que conseguem cuidar de si mesmos sozinhos. Portanto, o modelo tende a cobrir uma programação maior de comodidade, como por exemplo refeições em estilo de restaurante. 
  • Assisted Livingnesse tipo de moradia existe um cuidado maior com o público. Garantem uma total assistência para atividades básicas do dia-a-dia, como comer e tomar banho. Possuem regulamentação e devem dispor de uma licença por fornecer assistência médica. 
  • Memory Case: como o nome já diz, esse modelo é projetado para pessoas com problemas de perda de memória. Podem ser feitas de forma independente ou integradas com o modelo de independent living ou assisted living
  • Nursing Homesum modelo que se assemelha às casas de repouso tradicionais, oferecendo cuidados mais intensivos. Precisam ser licenciadas para cuidado médico, pois possuem instalações de enfermagem especializadas. 
  • Hospitalsesse modelo é desenvolvido para o público com necessidades de cuidados mais intensos que todos os outros da lista. 

Vale a pena investir na construção de uma senior living?

Apesar de ser um segmento que está chegando agora no Brasil, as construções de senior living já fazem bastante sucesso em países como os Estados Unidos. Especialistas acreditam que investir nesse segmento pode ser uma grande chance de receber um bom retorno, saindo do comodity, construindo produtos com alto grau de diferenciação, conseguindo assim puxar o preço do metro quadrado de venda para cima. 

De acordo com o IBGE, aqui no Brasil estamos passando por um momento de inversão da pirâmide etária. Sendo assim, existe um aumento na expectativa de vida dos nossos idosos e uma diminuição da taxa de fecundidade. 

 

Fonte: IBGE

Tudo indica que, em 2060 tenhamos 8,36% da população de idosos com mais de 80 anos. Além disso, a qualidade de envelhecimento também será impactada, o que nos levará a ter uma população de idosos mais ativa e independente.  

Simultaneamente, temos outros fatores que irão interferir na vida da futura população idosa. Por exemplo, o aumento do divórcio, a diminuição do núcleo familiar e o tamanho dos imóveis, já que estamos morando em locais cada vez menores que limitam a capacidade de acomodação. 

Aqui no Brasil temos a BSL saúde, uma empresa especializada em cuidados humanitários que possui empresas de grande sucesso no mercado de senior living. Uma delas é o Residencial Senior Cora, que possui cinco unidades em São Paulo.  

Tenho interesse. Por onde começar?

O mercado de senior living pode ser uma grande aposta para os próximos anos no mercado imobiliário. Se ficou interessado nesse modelo de construção pode entrar em contato conosco para mais informações. A Amplus é uma empresa especializada em conceber e executar empreendimentos únicos e aderentes às necessidades específicas da demanda em questão. 

Sarah Vieira