Strip Malls: conheça o modelo de projeto mais procurado por investidores

Construção de strip malls

  |   por

Você já ouviu falar em Strip Malls? Esse tipo de comércio vem ganhando bastante espaço no Brasil nos últimos anos, mas será…

Você já ouviu falar em Strip Malls? Esse tipo de comércio vem ganhando bastante espaço no Brasil nos últimos anos, mas será que vale a pena construir pensando em investimento? Nesse texto vamos falar um pouco sobre como funciona, suas características e as principais vantagens desse tipo de construção. Leia até o final para ter todas as informações.  

O que é um Strip Malls? 

imagem representativa de um strip malls
Pesquisa Google

Strip Malls  é uma construção comercial. Um centro de conveniência bem parecido com o shopping center. Mas, ao invés de possuir um prédio gigante e vários andares, é construído em ruas movimentadas e apresenta várias lojas ao ar livre, uma do lado da outra. Geralmente dispõe de um grande estacionamento de fácil acesso aos seus clientes. 

Todavia, o público que frequenta esse tipo de estabelecimento é o mesmo do shopping center, mas em momentos diferentes do seu dia. Como o Strip Malls é sempre construído em um local de fácil acesso e muito movimento, é comum que os clientes optem por parar e fazer algumas compras (de produtos ou serviços) quando estão indo ou voltando do trabalho. 

Em resumo, o Strip Malls é um centro de compras menor, mais acessível e menos cheio, quando comparado ao shopping center. Entretanto, na maioria das vezes, oferece os mesmos tipos de produtos e serviços, como por exemplo: drogaria, mercado, banco, lojas de conveniência, cafés, lanchonetes, fast food e drive thru. 

Qual a renda de um Strip Malls?

O Strip Malls surgiu nos Estados Unidos com o conceito de One Stop Shop, uma pequena parada para compras e serviços em um único lugar, de forma rápida e eficiente. De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Center (ABRASCE), 44,8% dos Strip Malls estão localizados em cidades que possuem mais de 1 milhão de habitantes. Contudo, a renda gerada por esses imóveis depende de fatores que estão além do público, como: 

  • Localização: quanto mais nobre o lugar, mais caro poderá ser o aluguel das lojas. Ainda assim, o investidor pagará mais caro na compra do terreno; 
  • Tamanho das lojas: lojas menores podem render mais por metro quadrado, mas espaços pequenos demais podem afastar alguns clientes. A ABRASCE mostra em seu estudo que o mais comum é que a construção tenha em média 16 lojas; 
  • Área Bruta Locável (ABL): a primeira coisa que você pode pensar é que, quanto mais área para alugar, melhor será seu retorno. Porém, precisa-se levar em consideração o espaço para estacionamento. Muitos clientes consumidores prezam por lugares em que estacionar seja algo de fácil acesso.  

O ideal é que a renda potencial do investimento seja analisada atentamente antes do desenvolvimento do projeto. Sempre levando em conta também o investimento total necessário para iniciar a operação do empreendimento. O indicador mais importante aqui é de rentabilidade (Renda/Investimento). 

Quais as principais vantagens? 

A construção de um Strip Malls pode apresentar vantagens para o investidor, o varejista e também para a população. Os principais pontos positivos são: 

  • O custo do projeto, construção e manutenção é inferior à de um shopping center e a obra ficará pronta em menos tempo; 
  • Por ser de fácil acesso e grande segurança, gera um volumoso tráfego entre uma loja e outra; 
  • Possui um custo de ocupação até 50% menor que o de um shopping center; 
  • Não há concorrentes diretos no mesmo espaço; 
  • Estacionamento de fácil acesso e seguro; 
  • Fidelização do público consumidor local. 

Aqui na Amplus temos alguns cases de Strip Malls, conheça nossos projetos. Tem interesse nesse e outros tipos de construção e quer conversar sobre possibilidades e ideias? Entre em contato conosco e tire todas suas dúvidas! 

Sarah Vieira