Você já ouviu falar em Strip Malls? Esse tipo de comércio vem ganhando bastante espaço no Brasil nos últimos anos, mas será que vale a pena construir pensando em investimento? Nesse texto vamos falar um pouco sobre como funciona, suas características e as principais vantagens desse tipo de construção. Leia até o final para ter todas as informações.
O que é um Strip Malls?

Strip Malls é uma construção comercial. Um centro de conveniência bem parecido com o shopping center. Mas, ao invés de possuir um prédio gigante e vários andares, é construído em ruas movimentadas e apresenta várias lojas ao ar livre, uma do lado da outra. Geralmente dispõe de um grande estacionamento de fácil acesso aos seus clientes.
Todavia, o público que frequenta esse tipo de estabelecimento é o mesmo do shopping center, mas em momentos diferentes do seu dia. Como o Strip Malls é sempre construído em um local de fácil acesso e muito movimento, é comum que os clientes optem por parar e fazer algumas compras (de produtos ou serviços) quando estão indo ou voltando do trabalho.
Em resumo, o Strip Malls é um centro de compras menor, mais acessível e menos cheio, quando comparado ao shopping center. Entretanto, na maioria das vezes, oferece os mesmos tipos de produtos e serviços, como por exemplo: drogaria, mercado, banco, lojas de conveniência, cafés, lanchonetes, fast food e drive thru.
Qual a renda de um Strip Malls?
O Strip Malls surgiu nos Estados Unidos com o conceito de One Stop Shop, uma pequena parada para compras e serviços em um único lugar, de forma rápida e eficiente. De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Center (ABRASCE), 44,8% dos Strip Malls estão localizados em cidades que possuem mais de 1 milhão de habitantes. Contudo, a renda gerada por esses imóveis depende de fatores que estão além do público, como:
- Localização: quanto mais nobre o lugar, mais caro poderá ser o aluguel das lojas. Ainda assim, o investidor pagará mais caro na compra do terreno;
- Tamanho das lojas: lojas menores podem render mais por metro quadrado, mas espaços pequenos demais podem afastar alguns clientes. A ABRASCE mostra em seu estudo que o mais comum é que a construção tenha em média 16 lojas;
- Área Bruta Locável (ABL): a primeira coisa que você pode pensar é que, quanto mais área para alugar, melhor será seu retorno. Porém, precisa-se levar em consideração o espaço para estacionamento. Muitos clientes consumidores prezam por lugares em que estacionar seja algo de fácil acesso.
O ideal é que a renda potencial do investimento seja analisada atentamente antes do desenvolvimento do projeto. Sempre levando em conta também o investimento total necessário para iniciar a operação do empreendimento. O indicador mais importante aqui é de rentabilidade (Renda/Investimento).
Quais as principais vantagens?
A construção de um Strip Malls pode apresentar vantagens para o investidor, o varejista e também para a população. Os principais pontos positivos são:
- O custo do projeto, construção e manutenção é inferior à de um shopping center e a obra ficará pronta em menos tempo;
- Por ser de fácil acesso e grande segurança, gera um volumoso tráfego entre uma loja e outra;
- Possui um custo de ocupação até 50% menor que o de um shopping center;
- Não há concorrentes diretos no mesmo espaço;
- Estacionamento de fácil acesso e seguro;
- Fidelização do público consumidor local.
Aqui na Amplus temos alguns cases de Strip Malls, conheça nossos projetos. Tem interesse nesse e outros tipos de construção e quer conversar sobre possibilidades e ideias? Entre em contato conosco e tire todas suas dúvidas!