Tendências para construção de galpão

galpão por dentro com três engenheiros

  |   por

São muitas as possibilidades quando falamos na construção de um galpão. Com tantas opções disponíveis, pode ser difícil entender por onde começar. Aqui…

São muitas as possibilidades quando falamos na construção de um galpão. Com tantas opções disponíveis, pode ser difícil entender por onde começar. Aqui no blog, já falamos sobre valer a pena construir um galpão e qual é o melhor modelo para o seu negócio. Por outro lado, com toda essa mudança no cenário do mercado imobiliário, ainda vale a pena investir na construção de galpões? Hoje iremos falar sobre as principais tendências desse tipo de projeto.  

Foto de um galpão com mezanino mostrado pelo lado de dentro
Fonte: iStock

Ainda vale a pena investir na construção de um galpão?

Segundo Roberto de Souza, diretor presidente do Centro de Logísticas de Edificações (CTE), ainda há espaço para boas oportunidades neste segmento do mercado. Em uma entrevista realizada pela nossa equipe ele diz, “pensando como investidor, a tendência desse segmento continua em alta, principalmente dos galpões logísticos. Isso já vinha numa crescente e, com a pandemia, se intensificou, já que houve aumento significativo de e-commerce.”

Além disso, Roberto também fala sobre o surgimento de uma nova necessidade, a rapidez de entrega. “Isto também demanda uma rapidez nas entregas das mercadorias, o que faz com que as empresas busquem áreas próximas aos centros de consumo, o chamado “last mile“. Inclusive, existe demanda dessas empresas por self storage, já que eles estão dentro das cidades.” 

A mesma pergunta foi feita ao CEO da Amplus. Paulo Henrique Barbosa comenta que analisa a situação pela ótica de risco/retorno, considerando o custo de oportunidade da alocação de capital em outro tipo de ativo. Ele ainda complementa dizendo, “enxergo com muito bons olhos o futuro desse mercado, com muitas oportunidades já existentes, com retornos consistentes e risco controlado do ponto de vista técnico e jurídico.” 

Quais as principais tendências para a construção de galpões?

Sabemos que galpões, seja para uma indústria, logística ou estoque, é uma das tipologias construtivas mais demandadas por empresas de segmentos farmacêuticos, de agronegócio, setor logístico e metalúrgico, entre outros. Pensando nisso, existem algumas apostas sobre a tendência desse modelo construtivo para os próximos anos. 

Roberto afirma que, nos trabalhos de consultoria e gerenciamento do CTE, foi possível verificar ser cada vez mais necessário que os custos da operação não seja um peso para o locatário/ocupante. Para isso, existe uma grande demanda da Certificação Ambiental LEED nos empreendimentos logísticos e a adoção de programas de gestão da operação com foco na redução do consumo de água e energia. Ele ainda complementa, “[…] verifica-se também a adoção de sistemas de energia fotovoltaica nos novos empreendimentos.” 

Do mesmo modo, Paulo Henrique acredita que a construção modular é uma solução interessante para o futuro dos galpões. Ele explica que o motivo principal é a redução dos prazos de obras, fato esse que melhora muito os indicadores financeiros.  

Por outro lado, Beda Barkokebas, COO da Amplus, outro dos nossos entrevistados, afirma que as soluções mais comuns do mercado são o concreto pré-moldado e o aço pesado. “O primeiro possui a vantagem de menor custo, porém sem conseguir atingir grandes vãos, que são alcançados em uma estrutura de aço e são demandados em um galpão. Acredito que, com a alta do aço, devemos observar o desenvolvimento de soluções em concreto leve para suprir esta falta.” 

Quero investir, que recomendações devo seguir?

A princípio, existem lugares hoje com um potencial crescimento de terrenos para a construção de galpões, como é o caso da cidade de Goiânia, aqui em Goiás e de Sinop, no Mato Grosso. O Diretor Presidente da CTE explica que, em termos de localização, é recomendável a priorização de locais com fácil acesso a centros urbanos.  

Outras recomendações também precisam ser consideradas. Em nossa entrevista, Roberto, Paulo Henrique e Beda deixam algumas dicas para quem tem interesse em construir um galpão. Separamos em alguns tópicos: 

  • Investir em soluções sustentáveis e Certificações Ambientais, para otimizar o custo de operação; 
  • Dedicar em monitoramento individual de consumo de água e energia; 
  • Em caso de BTS, tentar ao máximo não personalizar (flexibilidade no layout) o empreendimento a ponto de não conseguir locar para outro ocupante, caso aconteça um término ou rescisão de contrato; 
  • Durante os estudos de viabilidade do empreendimento, considerar os impactos dos aumentos de preço dos materiais de construção e o deslocamento do INCC dos custos reais de obra; 
  • Investir em uma gestão técnica dos ativos (sejam monos ou multi usuários), para antecipar problemas de manutenção mais pesados; 
  • Pensar no ativo a longo prazo, concebendo produtos que terão menores custos de operação e manutenção/conservação;  

Caso tenha interesse em projetos para a construção de galpão ou qualquer outro tipo de obras complexas, basta entrar em contato com a gente. A Amplus trabalha de forma inovadora, buscando sempre entregar um trabalho de qualidade, desde a concepção à entrega do projeto. Construa com a gente!

Sarah Vieira